PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Os Hermanos

Caso Nisman: Um cadáver marca o início de um tenso ano eleitoral

Por arielpalacios
Atualização:

Cristina Kirchner, no ano passado, enquanto saudava militantes na Casa Rosada.

PUBLICIDADE

Outra pesquisa, da Management & Fit indica que 84% dos consultados consideram que a morte do promotor "afetará a imagem da presidente Cristina". Além disso, 63,9% consideram que a morte de Nisman será um caso que permanecerá "sem solução", como outros crimes políticos das últimas décadas no país.

A morte do promotor - que liderava as investigações do caso AMIA desde 2004 e era o principal especialista mundial no caso - marca com sangue a reta final do governo Kirchner. O ano, mesmo antes da morte do promotor, prometia ser tenso, já que os argentinos irão às urnas em outubro para definir o novo presidente da República e renovar o Parlamento.

"Haverá um antes e um depois da morte de Nisman", me disse a socióloga e especialista em opinião pública Mariel Fornoni. "Existem muitas perguntas e poucas respostas".

Os analistas indicam que o fator Nisman favoreceria mais um cenário de mudanças do que de continuísmo na política argentina. Segundo o analista Rosendo Fraga, do Centro de Estudos Nueva Mayoría, o caso Nisman é um fator que beneficia os candidatos da oposição e prejudicam todos os presidenciáveis kirchneristas, entre eles o governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli.

Publicidade

Sem ter definido um candidato próprio à sucessão, Cristina começa 2015 no pior momento de seu governo, com uma popularidade que - antes de morte de Nisman - estava abaixo de 30%. Para complicar, o país está em recessão, a inflação continua sua escalada, enquanto as demissões multiplicam-se, causando um rápido afastamento dos sindicatos, outrora seus aliados incondicionais.

A presidente Cristina, que pelas normas da constituição nacional não pode ser candidata a um terceiro mandato consecutivo, é alvo de diversas investigações na Justiça sobre sua eventual participação em desvios de fundos e lavagem de dinheiro em parceria com amigos empresários, donos de empreiteiras. De quebra, a presidente acumula três anos de constantes problemas de saúde que a mantiveram de licença médica em várias ocasiões.

A escritora e jornalista Silvia Mercado, especialista em comunicação estratégica, historiadora e autora de "O inventor do Peronismo" - obra que relata a vida de Raúl Apold, o propagandista do presidente Juan Domingo Perón - me disse que a morte de Nisman "piora drasticamente a situação do governo perante o panorama eleitoral. Na quinta-feira, quando o Conselho do Partido Peronista leu um comunicado de respaldo à presidente Cristina, nenhum governador quis ler o texto, ficando essa tarefa para uma figura menor dentro do partido. Ninguém queria se comprometer a defender Cristina explicitamente neste caso tão chocante. Eles reconhecem que isto os prejudica eleitoralmente".

No entanto, segundo Mercado, "ainda é cedo para saber qual será a magnitude do prejuízo político desta morte para o governo. Mas uma coisa é certa. Os peronistas querem sobreviver. E por isso se afastarão gradualmente de Cristina".

MORTE - No domingo Nisman apareceu morto em seu apartamento, com uma bala na cabeça, supostamente disparada pela arma que estava ao lado de seu corpo, calibre 22. Nas horas prévias havia estado preparando freneticamente os documentos que apresentaria na segunda-feira perante uma comissão no Parlamento, onde daria mais detalhes sobre sua denúncia sobre a presidente, o chanceler Héctor Timerman, o líder piqueiteiro kirchnerista Luis D'Elia e o deputado Andrés Larroque, chefe de "La Cámpora", denominação da juventude kirchnerista.

Publicidade

 

Em 2009 "Os Hermanos" recebeu o prêmio de melhor blog do Estadão (prêmio compartilhado com o blogueiro Gustavo Chacra). Em 2013 publicou "Os Argentinos", pela Editora Contexto, uma espécie de "manual" sobre a Argentina. Em 2014, em parceria com Guga Chacra, escreveu "Os Hermanos e Nós", livro sobre o futebol argentino e os mitos da "rivalidade" Brasil-Argentina.

No mesmo ano recebeu o Prêmio Comunique-se de melhor correspondente brasileiro de mídia impressa no exterior.

 
 

E, the last but not the least, siga @EstadaoInter, o Twitter da editoria de Internacional do Estadão.

 
 

Comentários racistas, chauvinistas, sexistas, xenófobos ou que coloquem a sociedade de um país como superior a de outro país, não serão publicados. Tampouco serão publicados ataques pessoais aos envolvidos na preparação do blog (sequer ataques entre os leitores) nem ocuparemos espaço com observações ortográficas relativas aos comentários dos participantes. Propaganda eleitoral (ou político-partidária) e publicidade religiosa também serão eliminadas dos comentários. Não é permitido postar links de vídeos. Os comentários que não tiverem qualquer relação com o conteúdo da postagem serão eliminados. Além disso, não publicaremos palavras chulas ou expressões de baixo calão (a não ser por questões etimológicas, como background antropológico).

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.