Foto do(a) blog

Os Hermanos

Dos quadrinhos à realidade, um tour 'mafaldiano'

PUBLICIDADE

Por arielpalacios
Atualização:

Mafalda, na porta de seu prédio. Para aqueles que desejarem fazer um tour 'mafaldiano', podem começar por aqui: Calle Chile 371 (fotomontagem do blog "Bloc de Periodista", do jornalista Darío Gallo)

PUBLICIDADE

Mafalda, a inconformista menina-filósofa com senso de humor ferino, que analisa a conjuntura mundial e é apaixonada pelos Beatles (e odeia a sopa que sua mãe prepara) é o cartum argentino mais famoso em todo o planeta. Objeto de cult há décadas, foi criada pelo desenhista Joaquín Lavado, mais conhecido como "Quino". Originalmente, Mafalda foi criada para ser a garota-propaganda de uma marca de eletrodomésticos. Mas adquiriu vida - e tirinha - própria: Em suas histórias atacava os conflitos bélicos (eram os tempos da Guerra do Vietnã), a Guerra Fria, o consumismo, a pobreza, o totalitarismo e a violência policial.

Mafalda tornou-se um ícone da rebeldia. O próprio escritor Julio Cortázar lia as tirinhas e destacou sua relevância em 1973: "O que é que eu penso da Mafalda? Isso não importa! O importante é o que é que a Mafalda pensa de mim!".

Durante décadas, o lugar de residência de Mafalda foi um mistério. Sabia-se que ela 'morava' na capital argentina. Mas o bairro era desconhecido. No entanto, há poucos anos esse segredo foi revelado. Um grupo de jornalistas, fãs de Quino, analisou cada detalhe das declarações do cartunista à imprensa na qual dava pistas sobre o eventual 'bairro mafaldiano'. Além disso, verificaram que diversos prédios de uma área central de Buenos Aires correspondiam aos desenhos das tirinhas de Quino, além do ônibus da linha número 86.

O resultado da pesquisa, posteriormente confirmada por Quino, foi que San Telmo era o bairro da menina autora de frases como "hoje entrei no mundo pela porta traseira" e "não é verdade que o passado foi melhor, o que acontece é que aqueles que estavam em má situação ainda não haviam percebido isso".

Publicidade

Mais especificamente, as aventuras de Mafalda transcorriam no lado desse bairro ao norte da avenida Independência (o setor mais turístico - onde está a feira de antiguidades da Praça Dorrego, além dos hostals e bares - está do lado sul dessa via).

Mafalda, seus pais e seu irmão Guille moravam na rua Chile, 371, no décimo andar, no mesmo prédio onde residiu seu criador, Quino, nos anos 60. Esse é um dos dois únicos pontos do tour mafaldiano que - fazendo jus ao rigor cartográfico - pertence ao bairro de Monserrat. Era só atravessar a rua e Mafalda já estava em San Telmo.

Quino retratou seu edifício tal e qual era, com o detalhe da maçaneta de bronze no portão de entrada, registrado em vários quadrinhos no qual Mafalda está sentada, no degrau da frente.

ESCULTURA Há poucos dias o escultor Pablo Irrgang anunciou que realizará uma escultura de Mafalda - em tamanho 'real' - que será colocada na porta do prédio. Os moradores do edifício onde viveu Quino - e também sua criação - estão exultantes. A prefeitura portenha há três anos decidiu colocar uma placa na entrada do prédio em homenagem a Mafalda e Quino. Mas, a burocracia do governo da cidade padece de amnésia, pois ainda não colocou a placa.

Veja o prédio, os vizinhos neste link, onde há uma reportagem do jornal "Perfil" e um vídeo: http://www.perfil.com/contenidos/2009/05/15/noticia_0025.html

Publicidade

No mesmo quarteirão, na esquina com a rua Balcarce, está o estacionamento onde o pai da heroína de Quino guardava todas as noites seu carrinho Citröen, com o qual a família passeava e ia de férias.

Na frente do prédio de Mafalda, atravessando a rua, já em San Telmo, está a banca de jornais de "Don Jorge" frequentada pela menina-filósofa. A banca (kiosco de diarios, em espanhol) ainda está lá, embora com diferente dono.

Virando a esquina, na rua Balcarce 774 está o antigo armazén "Don Manolo", do pai de Manolito, amiguinho de Mafalda que ficava no caixa sonhando em ser Rockefeller. Hoje em dia, o armazém é um quiosque. Uma pequena estátua de madeira representando Manolito decora a fachada do estabelecimento. A família proprietária é a mesma dos tempos de Quino. Quem atende ali é o filho de Don Manolo, isto é, o próprio 'Manolito'.

A escola onde ia Mafalda com sua turma de amigos - Felipe, Miguelito, Susanita, Manolito e Libertad - está na esquina da rua Peru e da avenida Independencia. Deles todos, quem mais padecia ir à escola era o dentucinho Felipe, que sempre se distraía com outras coisas. A maior parte do tempo com devaneios sobre as aventuras de "El llanero solitário". Ele próprio admitia: "até minhas fraquezas são mais fortes do que eu!".

SOBRE A TIRINHA Mafalda foi publicada somente entre 1964 e 1973. No entanto, a tirinha continua sendo um boom de vendas em inúmeras reedições na Argentina e no resto do mundo. Depois de Mafalda, Quino continuou tendo amplo sucesso com outras charges e tiras. Desde os anos 70 o desenhista reside na Europa. Charles M. Schultz (1922-2000), o criador do personagem Snoopy, da tirinha Charlie Brown, costumava definir Quino como "um gigante".

Publicidade

Comentários racistas, chauvinistas, sexistas ou que coloquem a sociedade de um país como superior a de outro país, não serão publicados. Tampouco serão publicados ataques pessoais entre leitores nem ocuparemos espaço com observações ortográficas relativas aos comentários dos participantes. Além disso, não publicaremos palavras ou expressões de baixo calão (a não ser por questões etimológicas, como back ground antropológico). Todos os comentários devem ter relação com o tema da postagem. E, acima de tudo, serão cortadas frases de comentaristas que façam apologia do delito.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.