Foto do(a) blog

Os Hermanos

Turistas argentinos, fiéis ao Brasil

O "povo" brasileiro é o ponto mais positivo que o Brasil possui, segundo 40% dos argentinos. Isso é o que demonstra uma pesquisa apresentada pelo Ministério do Turismo do Brasil, realizada pela Embratur e o Instituto Zaytec, que sustenta que após o povo, o fator mais positivo, na opinião dos turistas argentinos, são as praias (segundo 28%) e o "sol e o clima tropical" (na opinião de 14% dos pesquisados).

PUBLICIDADE

Por arielpalacios
Atualização:

A pesquisa também indica que as praias são o principal motivo para escolher o território brasileiro para turismo, segundo 54%.

PUBLICIDADE

"Praias" também é a primeira palavra que aparece na mente de um turista argentino quando pensa no Brasil. Pelo menos essa é a tendência de 36% dos entrevistados. Em segundo lugar os argentinos tendem a pensar no povo ("26%) e nas festas, diversão e alegria (22%).

A pesquisa indica que 68% dos turistas argentinos gostaria de retornar ao Brasil em 2014, ano da Copa do Mundo.

O ministro do Turismo do Brasil, Luiz Barreto, durante sua visita à Buenos Aires para participar da Feira Internacional do Turismo, disse neste fim de semana em entrevista ao Estado que em 2008 um milhão de turistas argentinos foram ao Brasil. Isso indica que 25% dos 4 milhões de argentinos que viajaram ao exterior no ano passado escolheram o Brasil como destino.

Na contra-mão, 600 mil brasileiros visitaram a Argentina no ano passado, um dos volumes mais altos da História.

Publicidade

A estimativa de 2009 é que ambos números apresentem queda por causa da crise econômica (que reduziu o fluxo de argentinos ao Brasil e dos temores dos turistas ao contágio da gripe suína (que afetou o turismo brasileiro na Argentina de forma intensa entre fins de maio de início de agosto). Mas, segundo Barreto, o fluxo se recuperará em 2010.

Segundo o ministro, os argentinos são turistas "fiéis" ao Brasil, já que segundo a pesquisa, 55% já estiveram pelo menos três vezes no país.

Além disso, quase 90% dos turistas argentinos que passaram alguma vez pelo Brasil recomendam o país a seus amigos, conhecidos e parentes.

"Evidentemente, queremos que os argentinos também diversifiquem os pontos turísticos, e que viagem mais além do sul do Brasil e o Rio de Janeiro e também possam conhecer as praias do Nordeste", afirmou Barreto.

Além disso, indicou que a ideia é estimular os argentinos para que conheçam cidades históricas mineiras e o pantanal, entre outros destinos.

Publicidade

PRAIA, SELVA E EXCELENTES PRODUTOS O Brasil para os argentinos, ainda é primordialmente um país de praias. Segundo a pesquisa, a tendência é que 45% dos turistas argentinos associem o país às praias, proporção amplamente superior à da média dos visitantes estrangeiros no Brasil, que é de 28%.

PUBLICIDADE

Mas, o resto do mundo pensa mais nas matas amazônicas ou na floresta atlântica do que os argentinos. Enquanto que a proporção de europeus, americanos e visitantes de outros lugares que pensam na selva é de 18%, entre os argentinos cai para 11%.

A pesquisa também indicou que ao pensar no Brasil, os argentinos tendem a associar o país com a cidade do Rio de Janeiro (45%). São Paulo é a segunda colocada (19%). Salvador é a terceira, com apenas 5%.

Na hora de consumir produtos brasileiros durante sua viagem, os turistas argentinos estão plenamente satisfeitos. Segundo a pesquisa, 63% dos entrevistados consideram que os produtos são de "alta" qualidade. Outros 13% afirmam que a qualidade é "muito alta", enquanto que 21% a consideram "média". Apenas 1% indicam que a qualidade é "baixa".

Entre os fatores mais negativos do Brasil está "a falta de segurança", de acordo com 20% dos entrevistados. Outros 15% consideram que o ponto mais negativo são "a pobreza e as favelas". Mas, 19% dos turistas argentinos que visitam o Brasil afirmam que o país "não possui ponto negativo algum".

Publicidade

CELEBRIDADES A pesquisa também indica que 33% dos argentinos, ao pensar no Brasil, costumam associar o país ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O segundo colocado é Pelé, com 17%. Em terceiro lugar está Ronaldo, com 9%.

................................................................... Comentários racistas, chauvinistas, sexistas ou que coloquem a sociedade de um país como superior a de outro país, não serão publicados. Tampouco serão publicados ataques pessoais entre leitores nem ocuparemos espaço com observações ortográficas relativas aos comentários dos participantes. Além disso, não publicaremos palavras ou expressões de baixo calão (a não ser por questões etimológicas, como back ground antropológico).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.