PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Mundo em Desalinho

Trump está do lado perdedor da história

Donald Trump ficou do lado perdedor da história na entrevista coletiva em que defendeu extremistas brancos que inflamaram a cidade de Charlottesville no fim de semana, provocando a morte de uma pessoa. O presidente do país que lutou contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial disse que havia pessoas "muito boas" entre os que marcharam com tochas nas mãos e aos gritos de "Judeus não vão tomar nosso lugar" na sexta-feira. Também defendeu a preservação de estátuas erguidas em homenagem aos generais que combateram os EUA e Abraham Lincoln na Guerra da Secessão (1861-1865).

Por Cláudia Trevisan
Atualização:

Construídos no período sombrio de segregação racial que continuou a imperar nos Estados derrotados pelo Norte, esses monumentos são vistos como símbolos de opressão pela população negra e por muitos dos brancos americanos. Em declarações que chocaram grande parte do país, o presidente defendeu participantes de uma marcha na qual suásticas, bandeiras confederadas do Sul e símbolos de supremacia branca foram exibidos com orgulho. E culpou os "esquerdistas" que se opunham a ela pela violência que tomou conta de Charlottesville.

PUBLICIDADE

Ao fazer uma equivalência moral entre os dois lados, Trump encorajou e fortaleceu os supremacistas brancos, que ganharam espaço com a ascensão de sua candidatura. David Duke, um dos ex-líderes da Ku Klux Klan, agradeceu a "coragem" e a "honestidade" do presidente por supostamente falar a "verdade" sobre Charlottesville.

Comentaristas e políticos que apareceram ao longo do dia na CNN e na MSNBC estavam chocados diante de um presidente que parecia inverter os valores que passaram a ser predominantes na sociedade americana décadas depois do movimento pelos direitos civis que levou ao fim da segregação. "Cegueira moral" e "ausência de clareza moral" foram algumas das expressões mais ouvidas.

As declarações de Trump foram criticadas até na conservadora Fox News, que costuma apoiá-lo de maneira quase incondicional. "Ainda estou me perguntando se o que acabei de ver aconteceu na vida real", disse a comentarista Kat Timpf. "Uma reunião cheia de supremacistas brancos e nazistas não tem pessoas boas. Todas são pessoas más. Ponto."

O analista político David Gergen -que trabalhou com os presidentes republicanos Richard Nixon, Gerald Ford e Ronald Reagan e o democrata Bill Clinton- disse na CNN que teme pelo futuro dos EUA sob o comando de Trump. "Ele está nos despedaçando", afirmou, em relação à retórica carregada de conotação racial do presidente.

Publicidade

Enquanto neo-nazistas e supremacistas brancos elogiavam Trump nas redes sociais, integrantes de seu partido o criticavam. "Culpar os 'dois lados' por #Charlottesville?! Não. Voltar ao relativismo quando lidamos com KKK, simpatizantes nazistas, supremacistas brancos? Simplesmente não", escreveu a deputada Ilena Ros-Lehtinen no Twitter.

Candidato à presidência pelo Partido Republicano em 2012, Mitt Romney também se manifestou na mídia social: "Não, não é o mesmo. Um lado é racista, intolerante, nazista. O outro se opõe ao racismo e à intolerância. Diferentes universos morais". O senador Marco Rubio foi outro republicano que rejeitou a posição de Trump: "Esses grupos usam hoje os MESMOS símbolos & os mesmos argumentos dos grupos #Nazi & #KKK responsáveis por alguns dos piores crimes já cometidos contra a humanidade".

Mas ainda não está claro se a defesa de Trump de grupos extremistas afetará sua popularidade entre os eleitores republicanos. Pesquisas recentes indicam que mais de 70% deles têm uma boa avaliação da performance do presidente. "Republicanos honestos precisam se perguntar como permitiram que seu partido chegasse a esse lugar sombrio, horrível, e o que eles pretender fazer em relação a isso." O partido que se opôs à escravidão sob Abraham Lincoln corre o risco de se tornar o partido de Trump e dos supremacistas brancos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.