PUBLICIDADE

Aldeia na Sérvia muda nome para Putinovo em homenagem ao líder russo

A admiração dos moradores pelo líder russo chegou ao extremo de também rebatizar a aguardente local (a rakija) como Putinovka

Por Redação Internacional
Atualização:

BELGRADO - A pequena aldeia de Adzinci, no sul da Sérvia, mudou seu nome para Putinovo como demonstração de apreço e respeito ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, informou nesta segunda-feira, 14, o jornal Juzne Vesti.

"Putin é para nós o maior e melhor líder mundial, por isso este lugar leva com orgulho seu nome", explicou ao jornal Milutin Petrusic, um dos moradores da aldeia, que tem apenas algumas dezenas de habitantes.

Reprodução: Ruptly 

PUBLICIDADE

O nome anterior da aldeia, Adzinci, tinha origem turca e provinha de "hadji", um título que se concede aos muçulmanos que realizam o hadj, a peregrinação a Meca.

Muitos nomes e palavras na Sérvia têm origem turca, fruto da dominação otomana entre os séculos 14 e 19. "Não queremos nada turco aqui, mas eslavo. Putinovo soa bem e se pronuncia facilmente", acrescentou Petrusic.

O novo nome emprega o sufixo "ovo", utilizado para designar lugares e, por isso, em uma tradução literal, a aldeia se chama agora "Lugar de Putin".

Publicidade

Segundo Malisa Petrusic, proprietária da cafeteria local, a decisão foi tomada por todos os moradores em referendo.

"Fizemos e colocamos o novo letreiro, organizamos um referendo e até o último morador votou pelo novo nome, Putinovo. Não precisamos da permissão de ninguém", destacou Petrusic.

A admiração dos moradores pelo líder russo chegou ao extremo de também rebatizar a aguardente local (a rakija) como Putinovka. / EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.