PUBLICIDADE

Antes rival, Ted Cruz declara apoio a Trump

Cruz citou a possibilidade de os democratas tomarem o controle da Suprema Corte como uma importante razão para a sua decisão de abandonar a oposição a Trump

Por Redação Internacional
Atualização:

WASHINGTON - Numa mudança brusca, o senador americano Ted Cruz endossou a candidatura republicana de Donald Trump a presidente dos Estados Unidos nesta sexta-feira, 23, dizendo que ele era o único candidato que poderia impedir a democrata Hillary Clinton de ganhar a Casa Branca no dia 8 de novembro. "Há um ano eu prometi endossar o escolhido republicano, e eu estou honrando esse compromisso. E se você não quer ver um governo Hillary Clinton, eu incentivo você a votar nele", disse o pré-candidato republicano a presidente num longo comunicado.

Trump (E) durante debate com Cruz em fevereiro. Foto: REUTERS/Mike Stone

Cruz, senador pelo Texas e querido pelo movimento conservador Tea Party, foi um dos últimos adversários de Trump na corrida republicana pela candidatura presidencial a deixar a disputa. Quando Cruz falou para a Convenção Nacional Republicana em julho, em Cleveland, onde Trump aceitou a nomeação, ele não endossou Trump e foi vaiado pelos simpatizantes do empresário de Nova York. Durante a acalorada batalha das primárias, Trump insultou a mulher de Cruz, Heidi, em razão da aparência física dela. A sua insinuação de que o pai do senador estaria ligado ao assassino do presidente John F. Kennedy levou Cruz a chamar Trump de "mentiroso patológico". Em julho, Trump afirmou: "Eu não quero o apoio dele". Na sexta, ele se disse muito honrado por Cruz estar o apoiando. "Nós lutamos a batalha, e ele foi um oponente duro e brilhante. Eu espero trabalhar com ele por muitos anos para fazer a América grande novamente", disse Trump.

PUBLICIDADE

Cruz citou a possibilidade de os democratas tomarem o controle da Suprema Corte como uma importante razão para a sua decisão de abandonar a oposição a Trump. Mais cedo, Trump divulgou os nomes de 21 conservadores proeminentes e declarou que escolheria daquela lista o substituto do juiz conservador Antonin Scala, que morreu em fevereiro. Um dos nomes na lista de Trump é o senador por Utah Mike Lee, um importante aliado de Cruz.

/ REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.