PUBLICIDADE

Campos de batalha na eleição dos EUA em 2016

Dos 50 Estados americanos, 11 ganham atenção especial dos candidatos este ano

Por Redação Internacional
Atualização:

Carolina do Norte Totalmente incerto, a Carolina do Norte deu os 15 votos no Colégio Eleitoral para Mitt Romney em 2012 e para Barack Obama, em 2008, em vitórias bem apertadas.

Colorado Apesar de Hillary aparecer na frente nas pesquisas nesse Estado, especialistas consideram que ele ainda não está garantido e pode ser palco de disputa importante.

Carro com cartaz de Trump na Flórida. Foto: Damon Winter/The New York Times

PUBLICIDADE

Flórida Estado onde o voto latino é decisivo oscila entre republicanos e democratas. Hillary lidera as pesquisas na Flórida, mas a vantagem é pequena.

Iowa Tão importante que a campanha democrata considerou esse Estado um dos principais para veicular os caríssimos anúncios de TV de fim de corrida eleitoral.

Michigan Michigan, assim como New Hampshire e Pensilvânia, está entre os Estados que costumavam votar para os democratas, mas as mudanças econômicas e demográficas deixaram as portas abertas para uma chance republicana.

Publicidade

Nevada Tem apenas seis votos no Colégio Eleitoral, mas poderão ser decisivos. O Estado tem ganhado muita atenção nessa campanha porque os dois lados acreditam que podem vencer nele.

New Hampshire Hillary ganhou força nesse Estado após a Convenção Nacional Democrata, mas especialistas afirmam que o discurso de Trump para a classe trabalhadora branca no Estado pode ainda ter forte apelo.

Candidata democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton ( Foto: REUTERS/Mark Makela/File Photo)

Ohio Nas últimas 13 eleições, o vencedor em Ohio levou a presidência. Hillary lidera no Estado, segundo as pesquisas, com cerca de 3 pontos porcentuais.

Pensilvânia Retórica nacionalista de Trump tenta conquistar voto dos operários brancos. Hillary aposta no histórico: democratas venceram nas últimas 6 eleições no Estado.

Virgínia Era reduto republicano até Obama vencer em 2008 e 2012. Para manter sequência, Hillary escolheu Tim Kaine, ex-governador de Virgínia, como vice da chapa.

Publicidade

Wisconsin Republicanos não ganham as presidenciais em Wisconsin desde 1984, mas o partido acredita que a combinação entre o discurso de Trump e o apelo entre os trabalhadores brancos podem colocar o Estado no jogo este ano.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.