PUBLICIDADE

Frases: o que disseram os pré-candidatos após as primárias nos EUA

Donald Trump e Hillary Clinton venceram no Estado mais populoso dos EUA. New Jersey, Novo México, Dakota do Sul e Montana também tiveram prévias

Por Redação Internacional
Atualização:

A democrata Hillary Clinton comemorou o fato de se tornar a primeira mulher a se lançar como candidata presidencial de um grande partido político nos Estados Unidos, após conquistar vitórias importantes nas primárias da Califórnia e de New Jersey que concretizaram sua indicação do partido à corrida pela Casa Branca.

Veja abaixo algumas frases ditas pela ex-secretária de Estado após a vitória, por seu rival Bernie Sanders, pelo republicano Donald Trump e pelo presidente Barack Obama.

Hillary Clinton:

Times declarou voto para aex-secretária de Estado e senadora por Nova York Foto: Justin Sullivan/AFP

PUBLICIDADE

"Graças a vocês, superamos uma etapa importante. Esta é a primeira vez na história do nosso país que uma mulher é indicada por um dos grandes partidos."

"Todos nós devemos muitos aos que nos antecederam."

Publicidade

"Quero felicitar o senador Sanders por sua extraordinária campanha. (...) Seu vigoroso debate a favor do aumento dos salários, da redução das desigualdades e das possibilidades de ascensão fizeram muito bem ao Partido Democrata e aos Estados Unidos."

"Esta eleição não é sobre as mesmas velhas lutas entre democratas e republicanos: é sobre o que somos como nação."

"As apostas desta eleição são altas, e a escolha é clara. Donald Trump tem um temperamento inadequado para ser presidente e comandante-em-chefe."

"Está claro que Donald Trump não acredita que unidos somos mais fortes (...). Ele quer ganhar promovendo o medo e esfregando sal nas feridas (...). E recordando diariamente como é grande."

"Quando Donald Trump diz que um juiz destacado nascido em Indiana é incapaz de fazer seu trabalho em razão de sua herança mexicana, ou debocha de um repórter com deficiência, ou chama as mulheres de porcas, isso vai de encontro a tudo que defendemos."

Publicidade

Donald Trump:

Trump discursa após vitória em primárias da Califórnia Foto: Efe

"Nunca vou lhes decepcionar. Vencemos um sistema manipulado."

"(Sanders) também enfrentou um sistema arranjado. Recebemos vocês de braços abertos."

"Os Clinton conseguiram fazer do enriquecimento pessoal uma forma de arte."

Bernie Sanders:

Publicidade

Senador Sanders faz discurso após derrota em primárias nos EUA, mas diz que fica na corrida até a convenção do partido Foto: Jim Wilson/The New York Times

"Vamos lutar duro para vencer a primária em Washington. (...) E então levaremos nossa luta por justiça social econômica, racial e ambiental à Filadélfia."

"Se esta campanha provou algo, é que milhões de americanos que amam este país estão preparados para se levantar e lutar para tornar este país um lugar muito melhor."

"Os americanos, na minha opinião, nunca apoiarão um candidato cujo tema fundamental é a intolerância."

"Não vamos permitir que Trump seja presidente dos Estados Unidos."

Barack Obama (imprensa da Casa Branca):

Publicidade

Em sua última participação no tradicional jantar para jornalistas, Obamausou seu bom humor e fez piadas sobre seus adversários e aliados Foto: Susan Walsh/AFP

"Esta noite, o presidente Obama telefonou para a secretária (de Estado) Clinton e para o senador Sanders. O presidente parabenizou ambos os candidatos por terem realizado campanhas inspiradoras que motivaram os democratas."

"Campanha inspirou milhões e é uma extensão de sua vida dedicada à luta pelas famílias de classe média e as crianças".

"(...) o vigor dado por Sanders a milhões de americanos em temas como o combate à desigualdade econômica e a influência de interesses especiais em nossa política."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.