PUBLICIDADE

Governo Trump precisará preencher 9 mil cargos, segundo 'Livro Roxo'

Documento, que conta com 236 páginas, indica que grande parte desses postos é reservada a pessoas alinhadas com o partido no poder

Por Redação Internacional
Atualização:

WASHINGTON - O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, terá pela frente a difícil tarefa de ocupar cerca de nove mil cargos em diferentes escalões do governo federal, informou o chamado "Plum Book", ou "Livro Roxo", divulgado pelo Senado americano na segunda-feira.

De acordo com o "Livro Roxo", que tem 236 páginas, grande parte desses cargos comissionados é reservada a pessoas abertamente alinhadas com o partido no poder, motivo pelo qual quase todos os seus atuais ocupantes sabem que terão de sair antes da posse do novo governo.

Presidente eleito dos EUA, Donald Trump ( Foto: AP Photo/Evan Vucci)

PUBLICIDADE

Entre os cargos, estão desde os secretários (de nível ministerial) até postos burocráticos em embaixadas e adidos militares no exterior, passando por subsecretários de escalões intermediários e por chefes de agências.

Como muitos desses cargos devem ser confirmados pelo Senado, nem todos serão ocupados logo após a posse de Trump, no dia 20 de janeiro. Existe a possibilidade de que para diminuir gastos o novo governo deixe muitos desses postos sem preencher.

A equipe de transição de Trump criou, inclusive, uma página na internet para que qualquer americano possa apresentar sua própria candidatura a um posto específico. De acordo com o jornal The Washington Post, mais de 65 mil pessoas se candidataram a uma posição.

Publicidade

Em cada caso, o currículo do candidato passa por um filtro, e os antecedentes de cada um são verificados. De acordo com a equipe de transição, os interessados devem oferecer 2,8 mil informações ao responder cerca de 295 perguntas. / AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.