PUBLICIDADE

Se Trump não respeitar política de 'uma só China', haverá instabilidade nas relações entre países, alerta Pequim

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês afirmou que ‘está seriamente preocupado’ com as declarações do presidente eleito dos EUA, e destacou que Taiwan é ‘interesse central’ para China

Por Redação Internacional
Atualização:

PEQUIM - O governo chinês advertiu nesta segunda-feira, 12, ao presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que se não respeitar a política de "uma só China", não haverá estabilidade nas relações entre ambas as potências.

Se for mantido esse princípio - pelo qual Pequim insiste que seja reconhecido como o único governo da China enquanto Taiwan é uma província rebelde -, "o desenvolvimento estável das relações entre China e EUA estão fora de discussão", afirmou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, chinês, Geng Shuang.

O presidente eleitos dos EUA, Donald Trump, conversou por 10 minutos na sexta-feira com a líder de Taiwan, Tsai Ing-wen, a primeira conversa desse nível desde que Washington rompeu relações diplomáticas com Taipé. A ação do magnata vem causando uma grande furor diplomático. Muito tem se especulado sobre o assunto e quais consequências a conversa terá nas relações futuras envolvendo EUA, China e Taiwan Foto: AP Photo/Jorge Saenz, Pablo Martinez Monsivais, Luis Hidalgo

PUBLICIDADE

Ele afirmou que Pequim "está seriamente preocupado" com as declarações de Trump. "Quero enfatizar que a questão de Taiwan é realmente um interesse central para a China".

Em entrevista divulgada no domingo pela emissora Fox News, Trump colocou em dúvida que seja necessário seguir com a política de "uma só China", o que tem sido a base das relações bilaterais entre China e EUA desde 1972, sete anos antes do restabelecimento total de seus laços diplomáticos.

"A adesão ao princípio de 'uma só China' representa os alicerces políticos para o desenvolvimento das relações entre China e EUA", lembrou Geng. "Se (o princípio de 'uma só China') for comprometido ou interrompido, o crescimento estável das relações entre China e EUA, assim como a cooperação nas áreas mais importantes, está fora de discussão."

Publicidade

O porta-voz ressaltou que fez um pedido "à nova administração americana para que admitam a sensibilidade da questão de Taiwan e adiram à política de 'uma só China', assim como aos princípios estabelecidos pelos três comunicados conjuntos entre China e EUA".

"Pedimos que os EUA administrem este assunto de maneira adequada e prudente para que não interrompa ou cause danos aos interesses gerais das relações bilaterais." Para Geng, o tema "não afeta só os interesses fundamentais das relações entre China e EUA, mas também a paz, a estabilidade e a prosperidade da Ásia-Pacífico e do resto do mundo". / EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.