PUBLICIDADE

Trump tenta diversificar gabinete e escolhe 2ª mulher para seu governo

Nikki Halley, governadora da Carolina do Sul, será a embaixadora dos Estados Unidos na ONU; Betsy DeVos, ativista, será secretária de Educação

Por Redação Internacional
Atualização:

Cláudia TrevisanCorrespondente / Washington

PUBLICIDADE

(Atualizada às 20h43) O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, diversificou seu futuro governo com a escolha de duas mulheres para postos-chave e a revelação de que poderá nomear Ben Carson, que é negro, para outro cargo do primeiro escalão. Os anúncios desta quarta-feira, 23, também indicaram que o republicano está disposto a ir além do grupo de leais seguidores e aceita ter no gabinete pessoas que criticaram a sua candidatura.

A governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, será embaixadora do país na ONU. Durante as primárias do Partido Republicano, ela apoiou o senador da Flórida Marco Rubio e atacou de maneira enfática a candidatura de Trump. Quando Rubio abandonou a corrida, ela optou pelo senador Ted Cruz. No fim, disse que votaria em Trump, mas ressaltou que não era uma "fã" do candidato.

Nikki Haley deve ser a embaixadora dos EUA na ONU na gestão de Donald Trump (AFP PHOTO / Mandel Ngan) 

Até as escolhas de hoje, todas os indicados para o futuro gabinete de Trump eram homens brancos. Filha de imigrantes indianos, Haley tem 44 anos, não possui experiência em política externa e nunca ocupou um cargo no governo federal.

A governadora traz uma imagem de tolerância a um governo integrado por dois homens acusados de serem racistas: o futuro estrategista da Casa Branca, Stephen Bannon, e o secretário de Justiça, Jeff Sessions.

Publicidade

Depois que um defensor da supremacia branca matou nove negros a tiros em uma igreja da Carolina do Sul, Haley pressionou a Assembleia Legislativa do Estado a retirar de sua sede a bandeira confederada, símbolo do Sul dos EUA que lutou contra a abolição da escravatura na Guerra Civil (1861-1865).

"Para muitas pessoas em nosso Estado, a bandeira representa tradições que são nobres", disse na época. "Ao mesmo tempo, para muitos outros na Carolina do Sul, a bandeira é um símbolo profundamente ofensivo de um passado de opressão brutal", ressaltou.

Haley usou sua experiência no episódio para atacar a candidatura de Trump nas primárias republicanas. "A KKK veio à Carolina do Sul de outro Estado para protestar na sede de nossa Assembleia Legislativa", afirmou, em referência à Ku Klux Klan. "Eu não vou descansar enquanto nós não confrontarmos um homem que escolhe não repudiar a KKK. Isso não faz parte de nosso partido. Isso não é o que nós somos."

Pouco antes do comício, Trump havia se recusado a rejeitar o apoio de um dos líderes do grupo supremacista branco durante entrevista à CNN - diante da reação negativa, o candidato repudiou a adesão mais tarde.

Durante a campanha, Trump também atacou Haley. "Ela é muito fraca em imigração", disse em entrevista à Fox em janeiro. "O povo da Carolina do Sul está constrangido com Nikki Haley", escreveu em sua conta no Twitter em março.

Publicidade

Trump e Betsy DeVos. Foto: Carolyn Kaster/AP

Educação. A outra mulher do gabinete de Trump será Betsy DeVos, uma bilionária doadora do Partido Republicano escolhida para chefiar o Departamento de Educação. DeVos tem uma longa trajetória na defesa de reformas no setor. Como presidente da Federação Americana para Crianças elas propõe o modelo de escolas independentes, que recebem recursos públicos, mas são administradas como instituições privadas.

PUBLICIDADE

DeVos também tem divergências com posições de Trump. A futura secretária de Educação integra o conselho da Fundação para Excelência na Educação, um grupo liderada pelo ex-governador da Flórida Jeb Bush, que disputou com Trump a candidatura do partido.

Ben Carson, que também disputou com Trump as primárias republicanas, está cotado para assumir o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano, mas o convite formal ainda não havia sido feito pelo presidente eleito, segundo um porta-voz do próprio Carson.

Trump viajou hoje para o resort Mar-a-Lago, na Flórida, onde passará o feriado de Ação de Graças com sua família.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.