Trump fala com presidente de Taiwan após quase 40 anos de relações rompidas

Especialistas em política externa afirmam que a chamada poderia alterar as relações entre os EUA e China, independentemente de como se deu essa aproximação

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

WASHINGTON - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou nesta sexta-feira, 2, com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, a primeira conversa desse nível desde que Washington rompeu relações diplomáticas com Taipé, em 1979.

O diálogo foi confirmado pela equipe de transição de Trump por meio de um comunicado, no qual explicou que na conversa telefônica, a presidente felicitou o magnata pela vitória nas eleições. Segundo o comunicado, ambos "assinalaram os estreitos vínculos econômicos, políticos e de segurança que existem entre Taiwan e Estados Unidos".

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen. Foto: Chiang Ying-ying/AP

PUBLICIDADE

O ex-presidente democrata Jimmy Carter declarou formalmente Pequim como o único governo da China, em 1979. A declaração interrompeu as relações diplomáticas formais entre os dois países e Washington fechou sua embaixada, no ano seguinte, em Taipé.

A campanha de Trump não esclareceu quem teve a iniciativa para o contado, se a chamada partiu do multimilionário ou da presidente taiwanesa, que chegou ao poder em maio.

Os especialistas em política externa afirmam que a chamada poderia alterar as relações entre os EUA e China, independentemente de como se deu essa aproximação. China considera a ilha de Taiwan uma província "rebelde" e parte do território sob sua soberania. / EFE 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.