Trump propõe mais revistas policiais para reduzir violência

Essa técnica, conhecida como "stop and frisk", autoriza os policiais a parar uma pessoa na rua sem que ela tenha cometido nenhuma infração, com o objetivo de que seja revistada rapidamente para verificar se está armada

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, foi criticado nesta quinta-feira, 22, por defender o uso de forma generalizada de uma técnica de intervenção arbitrária que foi rejeitada pela Justiça por considerá-la discriminatória contra os negros.

Essa técnica, conhecida como "stop and frisk", autoriza os policiais a parar uma pessoa na rua sem que ela tenha cometido nenhuma infração, com o objetivo de que seja revistada rapidamente para verificar se está armada. Nos Estados Unidos, geralmente, a polícia precisa ter uma suspeita de que uma infração foi cometida para interpelar um indivíduo.

Candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump ( Foto: REUTERS/Carlo Allegri)

PUBLICIDADE

A cidade de Nova York utilizou essa técnica, mas ela foi abandonada por decisão judicial depois que defensores de direitos humanos demonstraram que é aplicada de maneira desproporcional contra negros e hispânicos.

O candidato republicano à Casa Branca foi questionado na quarta-feira pela rede Fox News sobre sua proposta para reduzir a violência, particularmente na comunidade negra. "Uma das coisas que faria são as revistas indiscriminadas, penso que falta isso. Fizeram isso em Nova York e foi incrivelmente bem. É preciso ser proativo para solucionar isso", explicou.

Mas nesta quinta-feira ele afirmou que não falava sobre generalizar essas revistas em nível nacional, e sim de limitá-las à cidade de Chicago, afetada por um aumento dos níveis de violência com arma de fogo.

Publicidade

"Falei de Chicago", disse Trump. "Quando 3 mil pessoas foram baleadas e estão mortas, é pior que o Afeganistão ou que os países em guerra", justificou o candidato, que disse que essa cidade americana precisa aplicar este tipo de ação.

Os democratas e aliados da candidata Hillary Clinton denunciaram Trump como irresponsável. "Donald Trump fala de revistas indiscriminadas como se soubesse de algo sobre isso", declarou o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, à TV CNN. "Se esse método de controle for restituído, as tensões aumentarão entre a polícia e a população", concluiu o prefeito. / AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.