Watergate moderno: o que você precisa saber sobre a invasão ao Comitê Democrata

No final de julho, a candidata democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton, acusou os serviços de inteligência russos de hackearem os computadores do comitê de seu partido; veja o que se sabe até agora

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

Depois que o Comitê Nacional Democrata descobriu que foi hackeado, fez questão de revelar rapidamente a violação ao público, incluindo o fato de que os envolvidos poderiam estar ligados ao governo russo.

Apesar da revelação, alguns especialistas viram o episódio com certo ceticismo e alegaram que os documentos não têm ligação com a Rússia. Esse confronto de opiniões têm despertado muitas dúvidas. Veja abaixo alguns pontos sobre o caso.

Candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton ( Foto: AP Photo/Matt Rourke)

PUBLICIDADE

O que aconteceu?

O Comitê Nacional Democrata e a empresa de cibersegurança que investiga o caso anunciaram recentemente que houve uma violação feita por dois grupos de ciberespionagem. Segundo a emissora CNN, um deles conseguiu entrar no sistema do comitê do partido há cerca de um ano e tem monitorado as comunicações internas, incluindo as contas de e-mail. O outro grupo entrou no sistema há alguns meses e tinha apenas um alvo: a pesquisa dos democratas sobre o rival republicano Donald Trump. O arquivo de busca era o único que os analistas poderiam dizer que foi levado pelos hackers.

Ambos os grupos estavam ligados ao mundo da inteligência militar russa pela empresa de cibersegurança chamada CrowdStrike. Dada a natureza dividida da estrutura de poder na Rússia, não é incomum ver grupos de hackers trabalhando para diferentes filiais de agências militares e de inteligência russas sem uma coordenação, disse o co-fundador da CrowdStrike, Dmitri Alperovitch. Contudo, os pesquisadores não conseguiram determinar como esses grupos se infiltraram no sistema.

Publicidade

Por que acredita-se que a culpa é dos russos?

Grupos de ciberespionagem de alto nível são unidades de hackers muito hábeis, que trabalham como ladrões digitais para invadir alvos específicos e obter informações. Cada um deles conta com certas assinaturas distintas, como a forma que invadem o sistema, o tipo de software que usam e a informação que é obtida, e a forma como é transmitida.

As empresas de cibersegurança que respondem às filiais veem esses hackers com frequência e os investigam. Eles agrupam as informações e os arquivos em grupos distintos, normalmente dando a eles nomes de fácil referência.

A CrowdStrike, por exemplo, nomeia os grupos ligados aos russos - aos quais pesquisa - de "ursos". Eles têm um longo histórico de focar em organizações com importância estratégica para a Rússia.

Por que os russos hackeariam o Comitê Democrata Nacional?

Publicidade

Muitos governos pelo mundo têm grupos de ciberespionagem de alto nível trabalhando para eles, que podem alvejar os segredos de outros países, agências de inteligência, think thanks e acadêmicos.

PUBLICIDADE

Assim como na espionagem tradicional, o objetivo da espionagem digital é conseguir informações úteis para o país em questão, sejam informações confidenciais ou mesmo planos secretos de engenharia, que possam dar uma visão sobre as motivações e o comportamento de certas figuras políticas.

Em meio à eleição presidencial nos Estados Unidos, informações como essas se tornam valiosas e entender os candidatos seria importante para outros países, que teriam que lidar com sua possível gestão.

Nesse caso, o arquivo de Trump pode ser de interesse especial, já que ele tem uma das passagens mais curtas pela política dentre os candidatos à presidência nos tempos modernos.

O que dizer sobre o outro lado?

Publicidade

A pessoa que revelou os documentos sobre os hackers no Comitê Democrata e os enviou para a imprensa ainda não teve sua identidade confirmada. Na verdade, não existe um meio de verificá-la. O nome do indivíduo na rede é Guccifer 2.0, uma referência a um hacker romeno que se declarou culpado de hackear diversas figuras e políticos, incluindo os ex-presidentes George W. Bush e George H.W. Bush.

Também não é possível confirmar a autenticidade dos documentos revelados. O Comitê não comentou a veracidade das informações e o hacker não ofereceu provas de que elas eram o que pareciam ser.

O personagem poderia até mesmo ser uma invenção dos russos para tentar plantar dúvidas sobre o envolvimento desses na invasão, ou uma estratégia para atrair a atenção da mídia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.