Foto do(a) blog

Todos os caminhos levam a Berlim

A Berlinale e as águas de março fechando o inverno

Não me lembro quando foi a última vez que o festival aconteceu na rebarba de fevereiro e com o mês 03 batendo na porta. A sexagésima oitava edição teve dias de sol, dia claro até o final da tarde. Os pássaros, que já não imigram para o hemisfério sul e a cantoria dos pássaros davam uma estranha sensação de primavera, quando o relógio biológico e a memória emocional da Berlinale são bem outras.

PUBLICIDADE

Por Fátima Lacerda
Atualização:

Essa percepção vem do fato da Alemanha ser um país de rituais e com as quatro estações bem definidas.

PUBLICIDADE

No primeiro dia do festival eu sentia como se fosse o início de uma Copa do Mundo, quando você morre de ansiedade para o pontapé inicial. Durante o festival, que irá entrar na história como um dos mais insignificantes, especialmente em termos do júri internacional, eu sentia como se tivesse a bordo de quem trem com muito atraso. Entre outros tantos motivos, o final da Berlinale número sessenta e oito já foi tarde. Coerente com os 10 dias de duração, a cerimônia de entrega dos prêmios foi morna. A escolha dos filmes, mais do que questionáveis.

Ao ser perguntado pela apresentadora Anke Engelke se as escolhas do júri internacional causariam supresas, ó diretor e presidente do júri Tom Tykwer respondeu: "As nossas escolhas não são "somente" pelos filmes como obras cinematográficas, para sobre aquilo que eles podem vir a ser". Esse comentário se refere ao filme "Las herederas" do diretor Marcelo Martinessi, uma produção Paraguai-Brasil-Alemanha-Noruéga-França. Também a premiação das mulheres diretoras é um sinal no Zeitgeist do #MeToo mas também um sinal político enviado de Berlim.

Na categoria "Grande Prêmio do Jury", a vencedora foi a diretora polonesa Ma?gorzata Szumowska com o filme "Twarz", que ratifica que a maior imagem do Cristo Redentor não está no Rio de Janeiro, mas em ?wiebodzin, parte ocidental da Polônia. "Eu sou muito feliz em ser uma diretora mulher!" exclamou com o braco levantado exibindo o Urso ao terminar seu discurso. Nele, ela mencionou a situação política em seu país, mas também "no restante do mundo ocidental".

Elena Okopnaya levou o prêmio de "Contribuição Artística" pela atuação no filme "Dovlatov", de seu marido, Alexei German Jr. "Quando eu estudava na Escola de Artes e tinha 19 anos um professor me disse que a minha chance de crescer seria mínima. Quando eu encontrei o meu marido, ele acreditou em mim e no meu potencial" . Adina Pintilie levou o Urso de Ouro pelo filme "Touch Me Not".

Publicidade

O prêmio super merecido foi o Urso de Prata como melhor atriz para a Ana Brun em "Las herederas" e o Prêmio Alfred Bauer para "Novas perspectivas cinematográficas". Em seu discurso, o diretor Marcelo Matinessi, declarou: "A Ana (Brun) já falou quase tudo. Não há muito mais o que falar, a não ser muito obrigada a Berlinale por convidar o nosso filme que viemos de uma sociedade muito conservadora. Se estamos abrindo perspectivas, mentes e portas no Paraguai, esse filme fará muito. Eu gostaria também de agradecer esse elenco sensacional de mulheres que habitou as personagens desse filme".

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.