Foto do(a) blog

Todos os caminhos levam a Berlim

Berlinale: "Transit": os fantasmas de Christian Petzold nunca estiveram tão próximos

Adaptação bem livre da obra da escritora alemã Anna Sehgers (1900 - 1983), uma das mais expoentes do período da República de Weimar. Seu livro contra sobre sua fuga dos nazistas em 1941. No crédito antes do filme, aparece a dedicatória ao cineasta e diretor Harun Farocki (1944-2014). "Transit". Christian Petzold vê seu atual projeto como um efeito da trajetória artística que, no passado, dividiu com Farocki.

PUBLICIDADE

Por Fátima Lacerda
Atualização:

Como declarou na coletiva de imprensa, depois da cabine para a imprensa, a adaptação do romance de Sehgers é livre. Um dos maiores exemplos disso no filme é o contar de uma história de mão dupla. De um lado, as imagens na tela, do outro, a voz OFF de um dos melhores atores do cinema alemão contemporâneo, Matthias Brandt, filho mais jovem do ex-chanceler e ex-prefeito de Berlim, Willy Brandt.

PUBLICIDADE

Matthias também está na tela como o dono do Bistrô onde os protagonistas se encontram, comemoram, esperam, anseiam. Enquanto a voz em OFF vai causando estranhamento pelo caráter duplo de imagens e do contar do que se vê, Christian Petzold desestrutura o conforto da retina do espectador e mostra algo contrário ao que se diz em off. Olha aí os fantasmas. De novo.

No presente preso no passado

A livre adaptação da escritora Seghers tem mais aspectos. Mesmo situando o Plot no período da Segunda Guerra Mundial e dos nazistas já tendo conquistado Paris e estarem a caminho da cidade portuária de Marselha, Petzold se mantém na cidade portuária do contemporâneo, a mesma que é ponto de chegada de refugiados. Nesse quesito (e não só nele) o diretor se livra das correntes do livro e insere a nota política, bem-vinda e necessária na Berlinale como também navegando no Zeitgeist. A questão da política migratória na zona da UE é o maior abacaxi político do momento. Faz rolar cabeças de políticos de alto escalão, decide a vitória ou derrota em eleições, sejam elas em âmbito municipal, regional, federal.

Em entrevista à rádio Deutschlandfunk Kultur, indagado porque desta vez a sua protagonista na o foi a atriz Nina Hoss como em "Yella" e em "Barbara", Petzold argumentou querer contar uma história através de atores jovens e desconhecidos, como a protagonista "Maria", Paula Beer e a nova estrela do cinema alemão, Franz Rogowski, feio de doer, mas rústico e autêntico e mais do que convincente a partir do momento em que é visto pela lente da câmera. Por um acaso do destino, "Georg", na penúra para sair de solos franceses em direacao ao México antes dos naocuparem Marselha, adota a identidade de um escritor, Weidel, marido de Marie. Ela, enquanto não encontra o marido, morto por suicídio solitário em um quarto de hotel, ela está certa de que ele estará a sua espera no porto e irá perdoá-la por erros anteriores. Enquanto ele não chegga, ela vai preenchedo tempo ao lado de Richard, um médico da cidade alemã de Kassel e que oferece assistência médica gratuitamente aos refugiados ilegais da periferia da cidade e com direito à visita para checar a melhora do paciente, como a do garoto "Driss" que sofre de asma.

Publicidade

Antes de esbarrar com "Marie" pelas ruas de Marselha, "Georg" precisa dar a notícia para uma refugiada, ilegal no país (Maryam Zaree) sobre a morte de seu marido durante a viagem de volta para a casa. Surda muda tem um filho que acaba sendo a ligação entre "Georg" e a cidade portuária, um pouco de clima caseiro. O garoto aparece falando francês, mas da a entender que compreende o alemão, pelo menos palavras: "Merda, Dupla passagem e Borussia Dortmund. Perguntado por mim se a menção do time teria algo biográfico, ele esbanjou leveza e disse: "Eu torço pelo Borussia Möchengladbach", mas esse nome teria sido muito complicado para ele, apontando para o encantador e sensacional ator mirim que faz o papel de "Driss". Sem muita explicação, na sequência, "Driss" esbanja na língua de Schiller e Goehte e acaba muito frustrado quando descobre dos planos de "Georg" de imigrar para o México ao vê-lo entrar no Consulado dos EUA. Com os documentos falsos do escritor Weidel, "Georg" pode até levar a sua esposa.

Viajar, embarcar, voltar ou desistir da viagem...

Estar em trânsito tomou uma nova dimensão político-cultural. Hoje, refugiados que são desovados na costa aberta da UE são presos em zonas de trânsito até que sua situação seja definida. As zonas de trânsito, para evitar a entrada de refugiados nos países se tornou o ghetto do passado.

Apesar de não ser nem um pouco adepta dos filmes de Petzold, em "Transit" ele brilha por um roteiro que, apesar de 3 Plots (Georg-Driss/O trio amoroso Marie, Georg e Richard/Uma mulher misteriosa, dona de cachorros e que não tem nem dinheiro para almoçar)o argumento é super bem alinhavado que o filme suporta esses pulos.

Decerto que a figura da atriz Barbara Auer causa irritação, desconforto, como a mulher dos cachorros que depois aparece rica e convida Georg para tomar uma Champagne com ele e depois disso surpreende na toma do próprio destino e isso, também é Petzold.

Publicidade

A imprensa recebeu o filme de forma bem diversa. Uns já publicaram que o filme "é o primeiro sério candidato na corrida pelos Ursos", outros jornalistas detestaram o filme, pela linha mulher de salto alto incorporada pela atriz Paula Beer.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

No final, surpreendente, do filme que mais uma vez ratificar que uma viagem por ser tudo menos um ir e vir clássico, entoa a música "Road to Nowhere", do Talking Heads e dá aos créditos uma dinâmica que tem tudo a ver com a essência do filme: Estar no mundo: chegando, fugindo, saindo, voltando e se arrependendo disso.

Na coletiva de imprensa eu perguntei se a escolha da música seria a nota concernente ao Zeitgeist já que palavras como "Pátria", "Estrangeiro", "Trânsito" sofrem constantes deslocamentos e redefinições no estágio avançado de Globalização em que nos vemos. Com os olhos brilhando ele respondeu: "Ja!" (Sim) e contou a história da música que entoou no anoitecer de um dia de filmagem. "A gente no porto de Marselha e toca essa música... Foi perfeito!", diz ele com olhos brilhando. 

Petzold, que tem o privilégio de residir em Berlim e depois das noites de cinema poder dormir em sua própria casa, já é um Routinier da Berlinale. Essa é a sua quarta vez na competição. Em 2012, ele foi premiado com o Urso de Prata como melhor diretor pelo filme "Barbara", com sua mussa, Nina Hoss, no papel principal.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.