Foto do(a) blog

Todos os caminhos levam a Berlim

O "Zeitgeist da Nova Berlim" no CCBB RJ: para inglês ver

Zeitgeist é sempre um termo que evoca atenção, não somente por ser na língua dos imortais Schiller e Goethe, mas pela essência do próprio substantivo: fisgar o espírito do momento: na política, no estilo de vida, nas artes plásticas. Com esse chamativo, o CCBB prometeu em sua filial carioca, um apanhado, um flash da atual Berlim com a exposição que foi até ontem.

PUBLICIDADE

Por Fátima Lacerda
Atualização:

Quem não foi conferir as pecas de Frank Thiel, Reynolds Reynolds e Friedericke von Rauch, não perdeu muita coisa.

PUBLICIDADE

CCBB

O prédio de arquitetura austera na rua Primeiro de marco número 66, no igualmente, caótico e efervescente centro do RJ já se mostrou o total contraponto à dialética berlinense. Nos corredores e na entrada do Centro Cultural, estão posicionados seguranças e, por vezes, policiais fardados. O prédio é lindo, mas tirando as Mostras de Cinema, como a recente "Mostra Livre" é um lugar frio. Não pelo público, mas pelas salas.

Teria combinado com a atual Berlim (e talvez a Berlim de sempre) se a exposição tivesse acontecido num lugar que não possibilitasse hierarquias, nem por dentro, nem por fora.

"29 artistas de Berlim" assim informava o site do CCBB, não conseguiram dar à exposição a cara da capital da Europa. Na parte traseira dos ônibus da capital fluminense e nos arredores do centro cultural, era prometido uma mostra sobre a atual Berlim, cidade tão indefinível e, por isso, tão instigante.

Publicidade

Berlim é indefinível exatamente por estar sempre em movimento, por ser uma metamorfose ambulante. Tudo isso confere. Porém a curadoria, feita por Alfons Hug, há mais de 10 anos diretor do Instituto Goethe no Rio de Janeiro. Antes, foi diretor do mesmo instituto em Caracas, na Venezuela. O conheci na época em que fiz um estágio na Casa das Culturas do Mundo, em Berlim. Na época, ele ocupava o cargo de diretor do departamento de Artes Cênicas

Dois empecilhos

Há quase 20 anos, Alfons Hug não vive em Berlim. Mesmo visitando a cidade regularmente e com toda a sua sensibilidade artística ele se deixou levar pelo previsível, pelo terreno seguro. Não correu riscos.

O conteúdo da exposição, num lugar frio, especificamente no primeiro andar do CCBB foi um chover no molhado e a mostra de uma Berlim que existiu num período de tempo já passado.

Quantos brasileiros já não vieram para Berlim fazer da noite o dia e badalar nos clubes noturnos de música eletrônica? Num tempo de outrora, o templo dessa música que é tão a cara de Berlim,  era o "Tresor", (Cofre) e que teve que ser sacrificado "em prol" do projeto urbano e comercial que hoje é Potsdamer Platz. No "Tresor" você chegava às 07 horas da manhã de domingo e a festa estava no seu ápice. Toda hora era hora. Hoje, é o Berghain (Uma brincadeira linguística que une o nome dos dois bairros mais efervescentes da capital, Kreuzberg e Friedrichshain), o  endereço "cool" que consta no guia turístico e é  inclusive procurado por globais que visitam a capital. Não "somente" depois de "Império" e "A Regra do Jogo", onde Berlim foi várias vezes mencionada e já quase virava enredo das novelas, Berlim se tornou a cidade tal e tanto, mesmo que esse marketing, praticado teimosamente do lado de cá e de lá do oceano, já venha exibindo critérios de saturação.

Publicidade

E que o curador da exposição no CCBB usou uma colagem fotográfica de DJs do Berghain ratifica a minha tese de que a exposição pecou pela superficialidade, pelo óbvio. O caráter cinzento, sombrio da cidade e com beats de música eletrônica ao fundo e até mesmo uma salinha imitando o lugar de um clube noturno (Club Berlin) faz da exposição algo desconfortante num lugar altamente inapropriado para a mesma. Em contraponto, as telas xxl de obras na Alameda Leipziger Platz, pareciam "encaixadas" nas salas minúsculas. A ideia da dicotomia entre o apertado e apreensivo, a solidão de um lado e o largo como metáfora de algo novo que possa surgir ou até mesmo como sinônimo de Freiheit, não vingou. Também a tela denominada de "Fragmentos" (Fragmente) do artista plástico Frank Thiel em tons pastéis geravam, no mínimo, espanto. Se existe uma cor com a qual não se associa Berlim, é a cor pastel.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

O clima com os seguranças ali na tua cola não poderia ser de maior estranhamento quando o foco temático é Berlim.

Frank Thiel e Friedericke von Rauch foram alguns dos artistas que participaram da exposição, que não poderia ter lugar mais errado. O exalar institucional e de austeridade do prédio do BB não poderia fazê-lo ser pior escolha. Divertido, para dizer ao mínimo, é que ainda tem gente que acha que, sendo convidado da festa de arromba que aconteceu no dia 19/03 com música de DJ's berlinenses numa orgia musical-eletrônica, a qual foi prometida no site como: "uma invasão pelo underground techno dos clubes de Berlim"que estaria aspirando o Zeitgeist da capital cultural da Europa.

Os clubes berlinenses "Cookies", "Gretchen", "40 Seconds" "Felix" e até mesmo o  "Berghain" são nomes em check-list obrigatória para quem vem a Berlim e quer conhecer suas famosas "noites longas", mas não tem nada de alternativo e nada do ueber-propagado Zeitgeist.

O Rio é uma cidade careta. Berlim não.

Publicidade

Antes do início da festa, você precisa pegar uma senha. Depois da uma festa que foi até as 03 da madrugada num local frio como o CCBB do RJ, você depende da boa vontade de um taxista para te levar em casa e topar fazer o teu trajeto. Encarar ônibus, nem pensar! O carro se faz imprescindível na capital fluminense. Para o medo de sair na madrugada ali nas redondezas da Candelária, a gente faz vista grossa, mesmo porque a cabine na frente do CCBB tem os vidros quebrados e os dois seguranças ali na porta são só pra constar.

É covardia mencionar que, depois de uma festa em Berlim, acabe ela a que horas for, você pega a sua bicicleta para voltar pra casa. Se precisar de metrô, vai ter em algumas linhas que viajam a noite toda nas madrugadas de sábado e domingo. Terá também S-Bahn, o trem que vai pela superfície, mesmo que o o intervalo de espera seja de 20 em 20 minutos.

Quem quiser conhecer realmente o Zeitgeist de Berlim precisa visitar exposições que não priorizem uma legitimidade institucional como se a mesma fosse a carta de alforria para o conteúdo a ser exibido. É preciso valerem outros critérios. Nein!

O Rio de Janeiro, possui sim, lugares que, pela arquitetura e cenário urbano, seriam bem mais felizes para uma exposição sobre Berlim do que as dependências do CCBB.

Tirando os noves fora

Publicidade

Para abrir um clube noturno em Berlim é preciso, acima de tudo, boa música, um DJ com especial faro para o Zeitgeist do momento, cerveja, um lugar bacana, de preferência à beira do Rio Spree ou algum lago na efervescente parte leste da cidade. O restante dos ingredientes são os convidados que fazem do local um lugar atrativo ou não.

Quem foi conferir a exposição no prédio do CCBB viu algo cosmético com a etiqueta de um Zeitgeist que, há tempos, já foi...

Links relacionados:

http://www.artnet.de/k%C3%BCnstler/frank-thiel/stadt-1287-berlin-a-01wTRXfCXLrsJaJnqlcbRw2

http://www.vonrauch.com/

Publicidade

Links relacionados:

http://www.artnet.de/k%C3%BCnstler/frank-thiel/stadt-1287-berlin-a-01wTRXfCXLrsJaJnqlcbRw2

http://www.vonrauch.com/

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.