Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Minha tardia análise da eleição britânica

Demorei para fazer minha análise das eleições britânicas, admito. Mas hoje segue minha avaliação em números - também mostrarei dados de uma história um pouco diferente da que tem sido propagada. Na verdade, os grandes partidos estão mais fortes entre os eleitores no Reino Unido.

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

Sim, Theresa May saiu enfraquecida das eleições britânicas. Ninguém discute isso. Possuía maioria no Parlamento e mesmo assim decidiu convocar eleições antecipadas. Sua expectativa era de que ampliaria ainda mais a maioria e teria mais legitimidade para comandar os britânicos nas negociações do Brexit. O problema é que a premiê perdeu a maioria e agora dependerá de uma coalizão com os unionistas irlandeses para poder governar.

PUBLICIDADE

Ainda assim, vale apontar alguns dados ignorados por muitos analistas. O Partido Conservador, sob o comando de May, teve mais votos em números absolutos e percentualmente do que David Cameron dois anos antes. Isto é, mais britânicos apoiaram May do que apoiaram Cameron.

Os conservadores, com May, tiveram 42,4% dos votos - 13,6 milhões em números absolutos.

Os conservadores, com Cameron, tiveram 36,9% dos votos - 11,3 milhões em números absolutos.

O problema é que os conservadores com Cameron, apesar de uma votação menor, conquistaram 331 cadeiras. Com May, por sua vez, os conservadores terão 318.

Publicidade

Por que a diferença? Simples, porque a eleição é distrital. O vencedor de cada distrito leva a cadeira, não havendo uma distribuição em acordo com o voto nacional. May teve sua votação concentrada em distritos conservadores, enquanto Cameron teve uma votação mais distribuída. Basicamente, o desempenho de May foi como o de Hillary Clinton. A candidata democrata venceu Trump na votação nacional por causa da imensa diferença em Estados como a Califórnia, perdendo por pouco em swing states, como são chamados os Estados sem predomínio democrata ou republicano.

No caso dos trabalhistas, não há discussão. Jeremy Corbyn foi um avanço eleitoral em relação ao seu antecessor Ed Miliband.

 Os trabalhistas, com Corbyn, obtiveram 12,9 milhões de votos, ou 40,2% do total.

 Os trabalhistas, com Miliband, conquistaram apenas 9,3 milhões de votos, ou 30,4% do total.

 Em número de cadeiras, os trabalhistas subiram de 232 para 262 com Corbyn.

Publicidade

Para completar, estes dados demonstram que, ao contrário do que ocorre na França, os grandes partidos não se enfraqueceram no Reino Unido. Mais de quatro em cada cinco eleitores votaram em um dos dois grandes partidos agora em 2017. O UKIP, alternativa na extrema direita, basicamente se desintegrou.

PUBLICIDADE

Os liberais-democratas (um partido com ideias interessantes e próximas das de Macron, na França) teve a mesma performance medíocre de 2015. Caiu de 7,9% para 7,4% dos votos - ou 2,4 milhões para 2,3 milhões. Em total de cadeiras, no entanto, subiu de 8 para 12. Ainda assim, bem aquém das 57 conquistadas em 2010, quando teve 6,8 milhões de votos.

O Partido Nacionalista Escocês também se enfraqueceu.

Guga Chacra, blogueiro de política internacional do Estadão e comentarista do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários na minha página no Facebook. Peço que evitem comentários islamofóbicos, antissemitas, anticristãos e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores. Também evitem ataques entre leitores ou contra o blogueiro.Não postem vídeos ou textos de terceiros. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a minha opinião e não tenho condições de monitorar todos os comentários

Publicidade

Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor) e no Instagram

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.