Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Por que Baltimore (EUA) é três vezes mais violenta do que São Paulo?

Costumamos sempre ouvir que Nova York hoje é uma das metrópoles mais seguras do mundo, depois de, nos anos 1970 e 80, ter sido uma das mais violentas. A redução na criminalidade começou na administração de Giuliani, continuou com Bloomberg e atingiu seu patamar mais baixo no ano passado com o atual prefeito Bill De Blasio, com um dos anos  com menos assassinatos da história.

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

Mas nem todas as cidades americanas são seguras. Algumas são mais violentas do que a média brasileira. Um exemplo é Baltimore, onde vemos a recente onda de choques entre a polícia e manifestantes depois de um negro ter sido morto após ser detido pelos policiais na semana passada. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes de Baltimore é de 33,9 - no Brasil a média é 32,4 por 100 mil, segundo a Organização Mundial de Saúde. E isso porque houve uma melhora na última década na maior cidade de Maryland - em 2003, era de 41,9, de acordo com o FBI.

PUBLICIDADE

Das grandes cidades americanas, apenas New Orleans e Detroit são mais violentas do que Baltimore, com taxas de homicídio para cada 100 mil habitantes em 43,4 e 39,8 respectivamente - números similares a El Salvador e Guatemala e superiores à da África do Sul. Nova York, por sua vez, tem um índice de apenas 3,9 por 100 mil. Em Chicago, é 15,4 - superior a São Paulo, com 10,4 (um terço de Baltimore).

Além disso, Baltimore é uma cidade que perdeu cerca de um terço de sua população nas últimas décadas, com desindustrialização da região. Sem indústrias, boa parte da classe média imigrou. O padrão de vida caiu e o mesmo se aplica à arrecadação, afetando a administração da cidade. Há bairros onde a maioria da população jovem não tem emprego. E a polícia, majoritariamente branca, tem atritos com a população em algumas destas áreas majoritariamente negras. Esta tensão racial existe há décadas. Em 1968, Baltimore foi palco de levantes depois da morte de Martin Luther King Jr.

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários islamofóbicos, antissemitas, anticristãos e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco são permitidos ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

Publicidade

Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.