PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Por que Bernie Sanders é o Ron Paul dos democratas?

Bernie Sanders é o Ron Paul dos democratas.

Por gustavochacra
Atualização:

. Ambos têm mais de 70 anos

. São ideologicamente puristas (para lados diferentes)

. São carismáticos com estilo de guru

. Foram independentes no passado

. Possuem gigantesco apoio dos jovens com menos de 30 anos

Publicidade

. Recebem doações individuais - não de corporações e de bilionários

. Apesar de suas propostas serem alvos de críticas, desfrutam de simpatia da opinião pública, inclusive entre os opositores - muitos democratas sempre simpatizaram com a figura de Paul, assim como muitos republicanos simpatizam com Sanders.

Ron Paul, deputado pelo Texas, conseguiu basicamente uma revolução ao tornar o pensamento libertário mainsstream. Pode não ter vencido primárias duas vezes, mas seu desempenho foi excelente tanto em 2008 quanto em 2012. Hoje tenho amigos libertários no Brasil que são fãs de Ron Paul.

Sanders, por suas vez, adota um discurso que ele diz ser socialista, mas, na prática, é social-democrata nos moldes europeus. Sua principal herança será a introdução do debate sobre sistema de saúde público universal nos EUA, como já existe no Canadá e muitos países europeus, e da universidade pública gratuita (nos EUA, as universidades públicas, como UCLA e Berkeley, cobram anuidade, embora a um valor bem menor do que as privadas, como Stanford).

Obs. Rand Paul não conseguiu repetir o sucesso do pai. Por que? Porque Rand Paul não é Ron Paul. Não possui o purismo libertário do pai e tampouco o carisma.

Publicidade

PUBLICIDADE

Guga Chacra, blogueiro de política internacional do Estadão e comentarista do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários na minha página no Facebook. Peço que evitem comentários islamofóbicos, antissemitas, anticristãos e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores. Também evitem ataques entre leitores ou contra o blogueiro.Não postem vídeos ou textos de terceiros. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a minha opinião e não tenho condições de monitorar todos os comentários Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor) e no Instagram

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.