Foto do(a) blog

Direto da Europa

Às vésperas de eleições, policiais prendem cartolas da Fifa

ZURIQUE - Numa operação surpresa, policiais suíços prenderam na manhã desta quarta-feira cartolas da Fifa atendendo a um pedido de cooperação judicial dos EUA. Às vésperas da eleição que colocaria Joseph Blatter para liderar por mais quatro anos a Fifa, as autoridades desembarcaram nas primeiras horas da manhã no luxuoso hotel Baur au Lac, em Zurique, para proceder com as prisões.

PUBLICIDADE

Por jamilchade
Atualização:

Suspeitos de corrupção por décadas em uma série de escândalos, os cartolas são acusados de fraude, lavagem de dinheiro e uma série de crimes financeiros. Os policiais exigiram da recepção do hotel as chaves dos quartos e iniciaram uma série de prisões. Os nomes dos suspeitos, por enquanto, não foram revelados.

PUBLICIDADE

Mais de dez cartolas, porém, seriam denunciados, num duro golpe contra Joseph Blatter e seus aliados. Entre os suspeitos estão Jeff Webb, presidente da Concacaf e representante das Ilhas Cayman, além de Eugenio Figueiredo, até pouco tempo presidente da Conmebol.

As investigações foram lideradas pela procuradora americana Loretta Lynch, que pediu a colaboração das autoridades suíças.

Grande parte do escândalo envolveria cartolas da América Central e América do Norte, uma das bases de Blatter nas eleições.

Com reservas de US$ 1,5 bilhão e tendo lucrado mais de US$ 5 bilhões com a Copa do Mundo no Brasil em 2014, a Fifa parecia ser até pouco tempo uma potencia paralela, blindada da Justiça.

Publicidade

A operação, liderada por cerca de uma dúzia de policiais, se transforma no maior escândalo já vivido pela entidade mergulhada em crises e casos de corrupção.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.