Foto do(a) blog

Direto da Europa

O último suspiro do Comunismo

BUDAPESTE, Hungria - 20 anos após a queda do Muro de Berlim e dos regimes comunistas na Europa do Leste, eis uma constatação: o capitalismo foi muito bem entendido na região. Nas principais capitais dos países do Leste Europeu, relíquias do comunismo são vendidas, ainda que quase todos os compradores sejam ocidentais.

PUBLICIDADE

Por jamilchade
Atualização:

A mais incrível de todas as relíquias que eu encontrei por enquanto foi a possibilidade de comprar "O Último Suspiro do Comunismo". Poderia parecer nome de filme ou um livro sobre o drama de uma família separada por Stalin. Mas não é. Trata-se de uma latinha. Dentro, ar. Isso mesmo. Os húngaros vendem o que ironicamente dizem ser os últimos momentos do comunismo. Na tampa da lata, a empresa que fabrica o produto alerta que ela não deve ser aberta, já que isso permitiria a "fuga" do suspiro do comunismo. Tudo isso pelo equivalente a 5 euros.

PUBLICIDADE

Outra atração pseudo-comunista é o tour que se oferece em Budapeste à bordo de um Trabant. O carro era fabricado na ex-Alemanha Oriental e se tornou uma das poucas opções para a população do Leste Europeu. Claro, com um único problema: um morador da Alemanha Oriental precisava esperar até onze anos na fila para adquirir o carro, ironicamente chamado de "Jaguar de Papel".

O tour não passa de uma farsa. 3 horas dentro de um carro sem qualquer conforto no trânsito quase paulistano de Budapeste. O único ponto positivo é o esforço do guia que tenta reconstituir como eram os anos comunistas em seu país, enquanto Mercedes de última geração, carros japoneses e outros tentam ultrapassar o nosso velho Trabant. A aula surreal de comunismo ao vivo sai por 60 euros.

Nas ruas das capitais do Leste Europeu, pode-se encontrar capacetes soviéticos, emblemas das tropas de Moscou e muitos outros itens supostamente raros. Mas a realidade é que, 20 anos depois da queda do regime, grande parte desses produtos não passa também de uma farsa.

Fala-se que já se vendeu tantas partes do Muro de Berlim que, se todas essas pedrinhas fossem juntadas, o muro daria a volta no planeta...duas vezes.

Publicidade

Mas o que mais impressiona mesmo é a origem de grande parte desses produtos ditos comunistas: a China, claro. A Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê que o ano terminará com os chineses ocupando o cargo de maior exportador do planeta, superando americanos e alemães pela primeira vez na historia moderna. Enfim, o século XXI começa simplesmente com a ironia de um estado comunistas ser o maior exportador do mundo, inclusive de produtos avacalhando seu próprio sistema. Isso sim é que é entender o capitalismo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.