Semanas...

Antes de qualquer coisa, queria me desculpar por ter passado tanto tempo sem postar nada aqui no blog. As últimas semanas foram muito intensas!

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Como mencionei no meu ultimo post, minha mãe e irmã vieram me visitar aqui no MIT. Foi incrível poder passar um fim de semana com elas. Nós passeamos por Boston e Cambridge, pelos "pontos turísticos" do MIT e por Harvard. Inclusive, descobri que o museu de história natural de Harvard é bem interessante, mas nãos e compara, é claro, com o museu do MIT. Foi engraçado voltar a ser uma turista por aqui. Os únicos problemas da visita foram ter que se despedir e o acúmulo de trabalho para a semana. São assustadores os efeitos que um fim de semana de ócio podem produzir...

PUBLICIDADE

Outra grande novidade é que comecei a trabalhar em um laboratório de química, um de verdade, com pesquisa! Aqui no MIT, temos um programa chamado Undergraduate Research Opportunities Program (UROP), que dá a chance para alunos da graduação trabalharem com pesquisa por aqui. Normalmente, os alunos trabalham em um grupo de pesquisa junto com um aluno da pós-graduação, que lidera o projeto. No meu caso, um estudante do 3o ano do PhD está liderando o projeto, mas trabalho no grupo do Prof. Swager. O grupo como um todo trabalha nas áreas de polímeros, sensores químicos e química aplicada a materiais.

O projeto em que me envolvi envolve basicamente a funcionalização de nanotubos de carbono. A idéia é bem simples: o objetivo é ligar moléculas às paredes do nanotubo, para que eles adquiram novas funções. O grande problema é que ligar essas moléculas não é um processo fácil, e para cada uma, existe um mecanismo específico. Então, para cada nova idéia envolvendo nanotubos, um novo mecanismo para ligar essas moléculas tem que ser desenvolvido. Nosso trabalho é tentar encontrar moléculas que possam servir como "âncoras" no nanotubo, para que colocar as moléculas de interesse seja um processo mais simples. Eu estou simplesmente adorando trabalhar no laboratório. A idéia do projeto parece simples, mas envolve realmente muita química. Estou no laboratório há duas semanas e sinto que já aprendi muito, muito mesmo. Acabo passando todas as minhas tardes (até a sagrada sexta-feira) no laboratório, mas vale muito!

Outra coisa diferente que aconteceu foi que meu pai veio em visitar! Ele passou o fim de semana passado aqui no MIT e aproveitamos muito também! Mas dessa vez o problema foi que o quantidade de trabalho que eu tinha que fazer era realmente imensa! Eu tinha um pset, uma prova, um report e uma apresentação oral para quarta-feira. Considerando que na segunda-feira eu tenho aula até às 9 pm, o tempo restante para dar conta de tudo isso foi bem curto. Nessa segunda e terça, eu dormi um total de 6 horas (nos dois dias). Acho que nunca tive uma semana tão cansativa aqui no MIT. Depois da quarta, ainda tive que ler vários artigos e montar algumas reações para o UROP.

Enfim, finalmente o fim de semana está aqui, e está um dia lindo nesse sábado! Quentíssimos 12 graus e o primeiro dia de sol do ano, se me lembro bem. Resolvi, então, tirar um dia para não fazer nada relativo aos estudos, talvez eu mereça.

Publicidade

Daqui a uma semana, teremos o dia do pi (03/14)... E isso significa que o MIT irá liberar os resultados da admission de 2010! Desejo a mais boa sorte àqueles que aplicaram para esse ano. Mal posso esperar para conhecer os novo brasileiros que virão estudar aqui.

Ah! Meu último assunto: Alice in Wonderland é incrível!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.