Foto do(a) blog

Luzes da cidade

De Olho No Mundo de 22 de agosto

PUBLICIDADE

Por luciaguimaraes
Atualização:

Ouça o De Olho No Mundo online aqui ou ao vivo na Rádio Estadão,sábado às 19h, domingo às 19h, 92,9 FM com participação de Roxane Ré, Andrei Netto, Jamil Chadee Lúcia Guimarães.

PUBLICIDADE

IMIGRANTES

A semana terminou com países europeus fechando mais portas para deter o fluxo da imigração. Grã-Bretanha e França instalaram um centro de comando no porto francês de Calais. Andrei Netto lembra que, há pelo menos dez anos, a política de imigração na União Europeia é de contenção, de medidas de segurança navais e nas fronteiras,não a absorção do imigrante e adaptação da força de trabalho. Na sexta-feira, o momento mais intenso da crise foi a reação da polícia da Macedônia, na chamada rota dos Balcãs, de refugiados que passaram pela Turquia e tentam acesso à Europa Central e Ocidental. Conversamos sobre a definição do status dos imigrantes. Jamil Chade diz que, se a maioria vem da Síria, só podem ser classificados de refugiados de um conflito , o que obrigaria a União Europeia a recebê-los.

 GRÉCIA - RENÚNCIA DETSIPRAS

Falamosda Grécia como o exemplo de um país onde um partido de esquerda chega ao poder como reação à crise de endividamento e decide continuar negociando com os poderes identificados como os que produziram o status quo. Ao renunciar ao cargo e convocar eleições que tem chances de ganhar, Alexis Tsipras se afasta da esquerda radical que o elegeu e parece percorrer um caminho que talvez os brasileiros conheçam bem.

Publicidade

GRÃ-BRETANHA TRABALHISTAS

O mais provável próximo líder dos trabalhistas britânicos divide tanto o partido que o ex-primeiro-ministro Tony Blair tomou a decisão incomum de escrever um editorial contra ele, afirmando: "Mesmo se você me detesta," não vote em Jeremy Corbyn. Andrei Netto destaca que a emergência de um candidato de esquerda entre os trabalhistas foi um processo iniciado no final da era Blair.

CHINA E BRICS

Conversamos sobre a desaceleração da economia chinesa e seus efeitos em economias como a do Brasil. O crescimento econômico da China vai sendo desacelerado. Se o crescimento linearque vimos nas últimas décadas será revisto, a dependência do mercado chinês - 80 países têm a China como o principal destino das suas exportações - se torna um desafio para países como o Brasil. Andrei Netto comenta que nenhum país vira potência global a bordo de um boom de exportação, sem enfrentar as próprias mazelas e ter políticas macroeconômicas.

JIMMY CARTER EXPLICA SUA AGONIA

Publicidade

O ex-presidente americano (1977-1981) detalhou, na quinta-feira, o curso de tratamento para um cêncer que se espalhou por seu cérebro. A semanas de completar 91 anos, Jimmy Carter, que se tornou o exemplo de trabalho humanitário e compostura pós-presidência nos Estados Unidos, se revela sereno sobre o que está por vir.

CBF - CPI

Nosso correspondente Jamil Chade foi ouvido no começo da CPI do futebol convocada pelo senador Romário (PSB-RJ) e seu depoimento contribuiu para a decisão de pedir a quebra do sigilo bancário do atual presidente da CBF Marco Polo Del Nero. Jamil Chade explica os rumos possíveis da CPI.

KATRINA 10 ANOS

New Orleans marca o décimo aniversário do furacão que matou mais de 1800 pessoas e mudou o destino da cidade que é referência da cultura americana. Pedimos à diretora Luisa Dantas, responsável pelo projeto Terra da Oportunidade um comentário sobre a cidade para onde ela se mudou com o objetivo de documentar a vida pós-Katrina.

Publicidade