PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

5 principais pontos do discurso de Trump no Congresso

Fala do presidente foi marcada por mudança de tom com relação à imigração e inúmeras dúvidas

Por Redação Internacional
Atualização:

WASHINGTON - Em seu primeiro discurso no Congresso dos EUA, o presidente Donald Trump defendeu que republicanos e democratas aprovem uma reforma no sistema de imigração americano que amplie as possibilidade de entrada legal no país de trabalhadores qualificados. Apesar disso, o magnata voltou a apresentar a imigração como uma ameaça à segurança e à prosperidade econômica dos americanos, e disse que começará logo a construção do muro na fronteira com o México.

Veja abaixo os principais momentos do discurso de Trump, segundo a emissora CNN.

 Foto:

PUBLICIDADE

"Gravado na eternidade"

Um dos momentos de maior destaque na fala do presidente foi quando se dirigiu diretamente a Carryn Owens, viúva de Ryan Owens, um soldado morto em uma ação contra a Al-Qaeda no Iêmen nos primeiros dias de seu governo. Trump disse que "Ryan morreu como viveu: como um guerreiro, como um herói". Depois, defendeu o valor da inteligência adquirida no ataque. "O legado de Ryan ficará gravado na eternidade." A fala levou a aplausos que duraram 2 minutos e 11 segundos. "A Bíblia nos ensina que não há ato maior de amor do que dar a vida por um amigo", afirmou o mandatário. "Ryan deu sua vida por seus amigos, por seu país e pela nossa liberdade. Jamais esqueceremos dele."

Mudança de tom

Publicidade

Apesar de Trump ter citado, em discursos recentes, os EUA como uma nação que precisa ser resgatada, na noite de terça-feira ele agiu de forma diferente. "Curas para as doenças que têm nos atormentado desde sempre não são muito a se esperar. Pegadas americanas em mundos distantes não é um sonho grande. Milhões de pessoas retiradas de seu bem-estar para trabalhar não é muito a se esperar. E as ruas onde mães estão livres do medo, escolas onde crianças aprendem em paz, e trabalhos nos quais os americanos prosperam e crescem não é muito a se pedir", declarou.

Questão da saúde foi ignorada

Trump defendeu abertamente o projeto de anular e substituir o Affordable Care Act - a lei sobre o sistema de saúde patrocinada pelo ex-presidente Barack Obama. Mas se os legisladores republicanos queriam claridade em seu caminho para alcançar a promessa do presidente de "expandir escolhas, aumentar acessos, diminuir custos e, ao mesmo tempo, fornecer um sistema de saúde melhor", não conseguiram. Se por um lado, o magnata pediu por expansão de acesso à saúde, por outro, pediu financiamento do Medicaid que garanta que "ninguém seja deixado de fora" por governos estatais - proposta que conta com o apoio dos democratas, mas a qual os republicanos consideram muito cara. Os detalhes sobre a política de Trump para o setor não foram especificados durante seu discurso. Ele terminou a fala com um pedido de cooperação bipartidária ao anular e substituir o Obamacare, que "está em colapso".

Promessas, promessas, promessas

Trump fez muitas promessas na noite de terça-feira, mas nenhuma delas foi detalhada. Prometeu "um grande corte" nas taxas corporativas. "Ao mesmo tempo, providenciaremos um alívio fiscal maciço para a classe média", disse ele, sem especificar como o fará. O mandatário prometeu US$ 1 trilhão em programas de infraestrutura, mas não explicou como será o investimento. Ele também afirmou que iria acabar com os jihadistas do Estado Islâmico, mas não falou sobre os problemas específicos dos confrontos do Exército americano no Iraque, Síria e outros lugares.

Publicidade

Imigração

Horas antes do seu discurso, Trump soltou uma bomba: disse aos jornalistas que queria uma reforma migratória compreensível e esperava que democratas e republicanos se comprometessem a trabalhar para isto acontecer. No entanto, no Congresso, o republicano evitou o assunto. Ele não mencionou nenhuma legislação ou política de reforma migratória específica, e acabou deixando muitas dúvidas sobre a legalidade dos "dreamers" - pessoas que foram levadas aos EUA por seus pais quando tinham menos de 16 anos -, como o muro na fronteira seria levantado, entre outras.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.