PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

" A água engolia a cidade. Nunca vi algo assim"

Leia o relato enviado ao estadão.com.br pelo Twitter  pela leitora  Giovanna Calicchio (@gih_calicchio) , de 18 anos, que é fotógrafa e mora em  Iwakura, no Japão:

Foto do author Luiz Raatz
Por Luiz Raatz
Atualização:

"Tudo começou as 14:58 de hoje, quando eu digitava um e-mail a um amigo parada na frente do armário de louça. Achei que eu estava tonta, ou sem equilíbrio, quando eu ouvi o barulho das louças se quebrando no chão e caindo em cima de mim. Em 6 anos de Japão nunca vi algo assim.

PUBLICIDADE

O tremor durou cerca de 2 minutos, sendo que normalmente dura segundos! quando liguei a televisão para saber a magnitude, eu senti tanto medo, como nunca senti na vida! Instantes após o terremoto, a água engolia a cidade de Iwata, parecia cena de cinema!

A Disney de Tóquio está de baixo d'água. Vejo na televisão que são mais de 8 mil relatos de desaparecimento. A torre de Tóquio ( Tokyo tower ), que é um marco aqui no Japão, simplesmente entortou como se fosse um brinquedo! Muitas cidades estão sem energia. Pessoas amedrontadas saem de casa procurando refúgio. Os bancos foram todos fechados

Essa catástrofe não só está matando muita gente e destruindo uma cidade como está trazendo a crise ao Japão novamente, mas isso é o de menos. O dia estava lindo pela manhã, em questão de horas o tempo fechou radicalmente! Na região onde moro o tremor não foi tão forte, mas as ondas subiram 0.5m, suficiente para levar carros e bicicletas!

Estamos sob alerta. São 00:33 e tenho medo de fechar os meus olhos e acordar debaixo de escombros. Os "Kits Jishin (jishin=terremoto) estão na porta de casa.  A vontade de chorar ao ver o país que eu amo mais até mesmo do que a minha pátria sendo destruído aos poucos assim dói demais. E dói mais ainda ver as pessoas sofrendo pela televisão e estar aqui sem ao menos poder sair de casa!

Publicidade

Vocês não têm noção do medo que nos aqui estamos, qualquer coisinha já achamos que é terremoto."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.