PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

A foto que poderia ter mudado a História... Se fosse verdadeira.

Por Paula Carvalho
Atualização:

Na segunda-feira de manhã o site TMZ, famoso por acompanhar notícias de celebridades, publicou uma matéria com o dramático título - A foto de JFK que poderia ter mudado a História. O texto era acompanhado de uma fotografia antiga, segundo o site tirada na década de 50, na qual um grupo de pessoas tomava sol em um barco, enquanto garotas nuas pulavam no mar. Um dos homens na imagem seria o então senador e futuro presidente dos EUA, John F. Kennedy (1961-1963). A foto poderia causar um escândalo, dificultando a candidatura de Kennedy à Casa Branca.

O TMZ, que ganhou destaque em junho ao noticiar antes de toda a grande imprensa a morte do cantor Michael Jackson, chegou a consultar peritos em restauração de fotos que confirmaram a autenticidade da imagem.

PUBLICIDADE

No entanto, horas após a publicação da imagem, o site The Smoking Gun - que, assim como o TMZ também pertence ao conglomerado midiático Time Warner - revelou que a foto era uma fraude.

A fotografia teria sido publicada em um ensaio da revista Playboy de 1967 - quatro anos após Kennedy ter sido assassinado durante uma visita a Dallas, no Texas. No mesmo dia, o TMZ reconheceu a falha e pediu desculpas aos leitores. "Não estamos felizes com isso, mas faz parte do jornalismo", afirmou Harvey Levin, produtor executivo do TMZ.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.