PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

ANÁLISE: Dois Estados: para dois povos ou para um só?

*Thomas Friedman é jornalista

Por Luciana Fadon Vicente
Atualização:

Um de cada vez, o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e o presidente americano, Barack Obama, discursaram na ONU na semana passada. É difícil dizer qual dos três foi o pior. A fala de Netanyahu foi como uma palestra motivacional para o Comitê Central do Likud. A fala de Abbas mais pareceu um pronunciamento em reunião da Liga Árabe. O discurso de Obama assemelhou-se a um apelo ao eleitorado judaico da Flórida. As intenções do presidente americano eram boas, mas a política doméstica exigiu que ele sussurrasse ao falar de temas a respeito dos quais ele já ousou dizer verdades desagradáveis a ambos os lados. Toda esta novela foi apenas outro lembrete do quanto os lados ainda suspeitam que o outro esteja buscando, na verdade, dois Estados para um só povo, e não dois Estados para dois povos.

PUBLICIDADE

O jornal israelense Haaretz resumiu impecavelmente as apresentações de Abbas e Netanyahu: "Essas duas narrativas repletas de queixas e exigências dão impressão de que o conflito palestino-israelense tinha embarcado numa máquina do tempo e voltado ao fim do século passado, apagando décadas de diálogo - para a alegria dos extremistas de ambos os lados. A meta não parece mais ser a paz, mas o mero contato direto entre os dois lados, e mesmo esse contato está cada vez mais se perdendo na distância".

Estamos mesmo num "Novo Oriente Médio", mas ele não é como esperávamos. Ao se esvaziar de diplomacia o campo atual, com tantos personagens instáveis circulando por aí - como colonos israelenses extremistas dados a pichar "Maomé é um porco" nas paredes de prédios muçulmanos na Cisjordânia e extremistas palestinos, membros de grupos como a Jihad Islâmica, dados a disparar contra civis israelenses ou a lançar granadas de morteiros de Gaza contra cidades israelenses -, se está, na verdade, procurando encrenca.

Se hoje ocorrerem embates entre israelenses e palestinos, não existe mais um Hosni Mubarak, ex-presidente do Egito, para abafar as chamas. O que temos agora é um primeiro-ministro turco - Recep Tayyip Erdogan - pronto para avivá-las e soprá-las da direção de Israel. Não é exagero dizer que, caso ocorram embates sérios entre israelenses e palestinos, tanto o tratado de paz entre Egito e Israel quanto o tratado entre Jordânia e Israel podem se ver prejudicados. E, se a violência palestina se espalhar pela Cisjordânia, Abbas pode simplesmente dizer aos israelenses que vai extinguir a Autoridade Palestina, recusando o papel de policial de Israel na Cisjordânia. Seria o último prego no caixão dos Acordos de Oslo.

Eis aquilo que um governo israelense visionário diria a si mesmo: "Se tudo isso desabar, temos muito mais a perder do que os palestinos têm. Assim, vamos oferecer-lhes um voto de confiança. Abbas diz que não retornará às negociações de paz na ausência de um congelamento total na construção de assentamentos. Nós achamos que isso é bobagem. Demos a ele dez meses de congelamento parcial nas construções, e ele nada fez com esse tempo. Mas, sabe de uma coisa? Há tanto em jogo aqui que vale a pena dar outra chance. Vamos oferecer seis meses de congelamento total na construção de assentamentos. O que são seis meses para um povo com 5 mil anos de história?"

Publicidade

Quando o atual governo israelense deixa de fazê-lo, reforça o temor dos palestinos de que Israel esteja, de fato, comprometido com a ideia de dois Estados - ambos para si. Esses seriam Israel pré-1967 e Israel pós-1967, ou seja, Israel, a Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

Os dirigentes palestinos poderiam fazer muito mais para encorajar uma abertura desse tipo, pois a única força capaz de obrigar Netanyahu a mudar de posição é o centro israelense. Isso já ocorreu antes. Afinal, quando a silenciosa minoria israelense vê seu Exército se retirar unilateralmente de Gaza, arrancar de lá os colonos e receber em troca nada além de foguetes; quando ouve palestinos insistindo no "direito de retorno" para parte do seu povo - retorno não apenas à Cisjordânia, mas também a Israel -, isso aumenta entre os israelenses o temor de que os palestinos ainda sonhem com dois Estados, ambos para si: a Cisjordânia e Israel pré-1967.

Estamos realmente de volta ao início desse conflito. Até que cada lado garanta ao outro que ambos desejam de fato dois Estados para dois povos - e não apenas para um deles -, nada de positivo vai ocorrer lá. Em vez disso, pode ocorrer algo terrível.

Publicado originalmente no New York Times

TRADUÇÃO DE AUGUSTO CALIL

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.