Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Ativista de marcha em Selma sempre defendeu direito dos negros ao voto

Amelia Boynton Robinson foi uma das 600 pessoas que saíram da Capela Brown dispotas a marchar até Montgomery para exigir o exercício de sua cidadania

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

Amelia Boynton Robinson foi uma das mais importantes ativistas defensora dos direitos civis nos EUA. Figura de grande importância durante a marcha em defesa do direito ao voto na ponte Edmund Pettus, em Selma (Alabama), em março de 1965, ela foi uma das pessoas que sofreu espancamentos durante o evento, que ficou conhecido como Domingo Sangrento.

A ativista estava entre as 600 pessoas que saíram da Capela Brown de Selma dispostas a marchar até Montgomery para exigir o exercício pleno de sua cidadania. O grupo acabou sendo dispersado com gás lacrimogênio e golpes de cassetete da polícia local.

Presidente americano, Barack Obama (C), lidera travessia da ponteEdmund Pettus, emSelma Foto: Jacquelyn Martin/AP

PUBLICIDADE

Símbolo das manifestações, Amelia - nascida na Geórgia - sempre defendeu o direito dos negros ao voto e foi a primeira mulher negra a tentar uma vaga na Assembleia do Alabama. Dedicou grande parte de sua vida a campanhas e registro de eleitores afro-americanos nos anos 30. Estudou na Universidade Tuskegee, do Alabama, uma das instituições de ensino superior para negros fundadas após o fim da escravidão.

Amelia pediu a Martin Luther King Jr. que fosse a Selma para mobilizar a comunidade local no movimento pelos direitos civis. Trabalhou na Conferência de Líderes Cristão do Sul e ajudou a planejar a marcha de Selma a Montgomery.

Em 1964, ela foi a primeira afro-americana do Alabama a se candidatar ao Congresso, pelo Partido Democrata. Perdeu a eleição, mas obteve 10% dos votos em uma região onde apenas 2% dos negros eram eleitores registrados.

Publicidade

Quando a lei que decretava o direito de voto aos negros foi assinada, no ano seguinte, pelo então presidente Lyndon Johnson, a ativista foi convidada de honra para a cerimônia.

Em março de 2015, Amelia foi conduzida em sua cadeira de rodas pelo atual presidente Barack Obama durante uma celebração para lembrar a data histórica. Ele atravessou a ponte de mãos dadas com a ativista, que tinha 103 anos.

Em julho de 2015, foi internada após sofrer um AVC. No mês seguinte, Amelia morreu aos 104 anos em Montgomery, Alabama, deixando um legado importante para a história dos negros e dos direitos civis.

 

Leia mais:

Ativista dos direitos civis nos EUA, Amelia Boynton Robinson morre aos 104 anos

Publicidade

Líderes negros pedem novas ações contra restrição ao voto

Em Selma, 70 mil reeditam marcha

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.