Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Canadá lança moeda para comemorar 100 anos do direito de voto das mulheres

Nenhuma nota da moeda canadense em circulação ilustra figuras femininas, com exceção da nota de 20 dólares, que traz a imagem da rainha Elizabeth II

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

OTTAWA - O Canadá lançou na terça-feira, Dia da Mulher, uma moeda de dólar para comemorar o 100º aniversário da concessão do direito de voto às mulheres. Além disso, o Banco Central anunciou um concurso para desenhar uma nota que contenha a imagem de uma mulher importante para a história do país.

Com a exceção da nota de 20 dólares canadenses, com a efígie da rainha Elizabeth II - chefe de Estado do Canadá como membro da Commonwealth -, nenhuma nota em circulação no país ilustra representantes femininas.

PUBLICIDADE

Ainda na terça-feira, o Escritório Nacional de Cinema do Canadá (ONF) anunciou que pelos próximos três anos ao menos 50% do seu orçamento será usado para financiar filmes dirigidos por mulheres. O anúncio foi feito pelo presidente do órgão, Claude Joli-Coeur, em comunicado.

Para o ano fiscal em curso 2015/2016, a instituição pública concedeu 43,5% de seus fundos de produção a filmes realizados por mulheres, o mesmo nível que alcançaram os projetos dirigidos por homens. O restante foi para longa-metragens dirigidos por equipes mistas.

Segundo um relatório citado pelo ONF, entre 2013 e 2014 apenas 17% dos filmes produzidos no Canadá foram dirigidos por mulheres, enquanto 78% dos roteiros foram escritos por homens. /AFP

Publicidade

Leia mais:

Casa da Moeda britânica produz edição especial pelo reinado de Elizabeth II

Moeda celebra reinado de Elizabeth II

Grã-Bretanha cria moeda para comemorar os 2 anos do príncipe George

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.