Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Cenário: Equador elege novo presidente em complicada situação econômica

Adeus a Correa, temas de corrupção e futuro do fundador do WikiLeaks foram abordados nas campanhas eleitorais

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

QUITO - As eleições deste domingo, 19, no Equador, nas quais mais de 12,8 milhões de eleitores devem escolher o sucessor de Rafael Correa, chegam em uma complicada situação econômica e implicam um desafio para a desacreditada esquerda latino-americana.

PUBLICIDADE

O adeus a Correa

Para começar, os equatorianos avaliam a saída de Correa após dez anos de governo socialista com sua "revolução cidadã". Personalista e confrontador, carismático e polêmico, o economista de 53 anos formado nos Estados Unidos e na Europa liderou o período mais estável da história recente do país, em parte graças à bonança petroleira com a qual modernizou o país e elevou seus índices de desenvolvimento.

Sua saída, em meio a uma delicada situação econômica, deixa o governo desgastado e a oposição sem seu grande inimigo. "A ausência de Correa, a fraqueza do candidato correísta e a divisão entre os candidatos anti-correístas borraram a campanha", explicou à AFP o cientista político Simón Pachano.

Um segundo turno?

Publicidade

As eleições, nas quais serão escolhidos presidente, vice-presidente, 137 deputados e cinco representantes no Parlamento Andino para 2017-2021, prometem ser disputadas.

Nenhum candidato está certo de que vencerá o primeiro turno - para isso é necessário 40% dos votos e 10 pontos de vantagem à frente do segundo mais votado. Pela primeira vez desde 2006, é muito provável haver um segundo turno, que seria em 2 de abril.

O ex-vice-presidente Lenín Moreno, adepto do correísmo, lidera a disputa (32,3%), seguido por dois conservadores: o ex-banqueiro Guillermo Lasso (21,5%) e a ex-deputada Cynthia Viteri (14%). Mais distante, aparece o ex-prefeito esquerdista de Quito Paco Moncayo (7,7%). "Estas eleições vão ser uma espécie de primárias da direita", opinou o analista Franklin Ramírez.

Sem dúvida, os votos dos indecisos, que rondam em 30% a 35%, serão fundamentais. As urnas vão abrir às 7 horas (9 horas de Brasília) e fechar às 17 horas (19 horas de Brasília) de domingo, e os resultados são esperados às 20 horas (22 horas de Brasília).

Modelos antagônicos

Publicidade

A disputa eleitoral esteve dominada por situações que sacodem a economia do Equador: catástrofe petroleira, desvalorização das moedas vizinhas, fortalecimento do dólar e altíssimos custos pelo terremoto de abril de 2016.

PUBLICIDADE

Esta "tempestade perfeita", segundo o governo, é uma possibilidade para a oposição de atiçar o descontentamento das classes médias e baixas, que falam de esbanjamento e má gestão.

Mas, sobretudo, coloca em jogo os modelos opostos. Por um lado, a continuação de Moreno, com um sistema que combina um grande gasto social com altos impostos e elevado endividamento. Por outro, a mudança de Lasso e Viteri, que procuram fomentar o investimento estrangeiro e a diminuição dos impostos para estimular o consumo e a produção nacional.

Um convidado inesperado também apareceu: a corrupção, com casos como o da petroleira estatal Petroecuador, que envolveu um ex-ministro de Correa, e os dos supostos subornos da empreiteira Odebrecht a funcionários equatorianos, contabilizados em US$ 33,5 milhões. Os eleitores dirão se são "distorções" da campanha, como afirma Correa.

Mais "restauração conservadora"?

Publicidade

Esta eleição também supõe um novo teste para a esquerda da América Latina, após a guinada da direita no Brasil, Argentina e Peru no último ano.

Os equatorianos poderão frear o que Correa define como a "restauração conservadora" na região. Mas, se não o fizerem, o Equador deixará sozinhas a Venezuela de Nicolás Maduro e a Bolívia de Evo Morales.

Asilo a Assange

O resultado de domingo pode ser decisivo para o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, asilado pelo Equador em sua embaixada em Londres desde 2012 para evitar ser extraditado à Suécia por supostos crimes sexuais, que ele nega.

Moreno é partidário de manter seu asilo, mas Lasso e Viteri disseram que, se chegarem ao poder, vão retirá-lo.

Publicidade

Assange, que em novembro foi interrogado pela Justiça, teme ser entregue aos EUA para ser julgado pela publicação de centenas de milhares de documentos secretos sobre as guerras do Iraque e do Afeganistão, assim como de 250 mil cabos da diplomacia americana. /AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.