PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Cinco pontos-chave da crise na Venezuela

Conflito de poderes, eleições suspensas, catástrofe econômica, diálogo fracassado e alta na criminalidade estão entre os fatores que amplificam o momento negativo no país

Por Redação Internacional
Atualização:

A crise na Venezuela cruzou novas fronteiras depois que o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) assumiu as funções da Assembleia Nacional, decisão qualificada por sua ampla maioria opositora como um "golpe de Estado". A seguir, cinco pontos-chave da situação:

PUBLICIDADE

o Conflito de poderes

O choque de poderes é constante desde janeiro de 2016, quando a coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) assumiu o controle do Legislativo após 17 anos de hegemonia chavista.

O TSJ, acusado pela oposição de servir ao presidente Nicolás Maduro, declarou o Parlamento em desacato e anulou todas as suas decisões por ter empossado três deputados acusados de fraude eleitoral.

Na quarta-feira, a Corte assumiu as competências da Assembleia, o que os deputados denunciaram como "um golpe de Estado".

Publicidade

Estudante venezuelano empurra escudo de policial da Guarda Nacional Bolivariana nas proximidades do Tribunal Supremo de Justiça, em Caracas (AP Photo/Ariana Cubillos) 

A sentença "pulveriza a divisão de poderes", disse o analista Luis Vicente León, embora tenha recordado que, na prática, o TSJ já vinha exercendo funções legislativas.

Maduro, cuja gestão é rechaçada por sete em cada dez venezuelanos segundo as pesquisas, entregou seu relatório de trabalhos de 2016 para os magistrados, que também aprovaram o orçamento e validaram um estado de exceção e de emergência econômica ainda vigente.

o Eleições no limbo

A oposição voltou em 2016 a impulsionar um referendo revogatório contra Maduro, mas o processo foi suspenso em 20 de outubro pelo poder eleitoral, que alegou irregularidades.

Descartado o referendo, a oposição pediu a antecipação das eleições presidenciais, o que Maduro rejeita. Estas eleições estão marcadas para dezembro de 2018, enquanto as Estaduais, previstas para o fim do ano passado, foram adiadas por prazo indeterminado.

Publicidade

Como requisito para futuras votações, o poder eleitoral - também acusado de ser um apêndice do Executivo - obrigou os partidos a recolher assinaturas para serem validadas.

Busca-se "fazer eleições para o governo", advertiu o cientista político Luis Salamanca. O trâmite é recusado, inclusive, por pequenas organizações chavistas, ao considerar que acabará "ilegalizando-as".

o Catástrofe econômica

A queda dos preços do petróleo desde 2014 prejudicou a economia venezuelana, que recebe 96% de suas divisas da exportação do produto.

O país teve que diminuir drasticamente as importações, causando uma escassez de todo tipo de bens, o que mantém debilitada a indústria local por falta de insumos. De acordo com estimativas privadas, a economia retrocedeu 11,3% em 2016.

Publicidade

O agudo desabastecimento é combinado com a inflação mais alta do mundo, que o FMI projeta em 1.660% para 2017.

Maduro atribui o colapso a uma "guerra econômica" de empresários e "poderes imperiais" que, segundo ele, promovem um boicote para impedir que o país consiga financiamento estrangeiro. A sentença do TSJ autoriza o governo a assinar acordos econômicos sem a aprovação do Parlamento.

o Diálogo fracassado

Após a fracassada tentativa de convocar o referendo, governo e oposição iniciaram um diálogo político em outubro com o acompanhamento do Vaticano e da União das Nações Sul-americanas (Unasul), mas a MUD o congelou em dezembro.

A aliança opositora acusou o chavismo de não cumprir com acordos como a definição de um calendário eleitoral e a libertação de uma centena de dissidentes presos. Para o ex-candidato à presidência Henrique Capriles, o diálogo foi uma "armadilha" que desmobilizou a oposição quando eram realizadas grandes manifestações.

Publicidade

"Vimos uma encenação que buscava paralisar a pressão internacional, os protestos e defenestrar a oposição gerando custos muito elevados (pela perda do apoio popular)", declarou o analista Benigno Alarcón.

o Criminalidade e direitos humanos

Cerca de 28 mil mortes violentas foram registradas no país em 2016 - 91,8 a cada 100 mil habitantes, taxa dez vezes maior do que a média mundial -, segundo a ONG Observatório Venezuelano da Violência (OVV).

Ao mesmo tempo, multiplicam-se as denúncias de violações dos direitos humanos por parte da força pública, como execuções e invasões ilegais. / AFP

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.