Dez curiosidades sobre Lukachenko
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Dez curiosidades sobre Lukachenko

Redação Internacional

03 Outubro 2015 | 07h00

Hockey
Empolgado jogador amador de hockey no gelo, Lukashenko às vezes treina com o time nacional da Bielo-Rússia e costuma aparecer na TV e ser fotografado com o uniforme oficial.

Putin (D) e Lukachenko (C) em uma partida de hockey (Reuters/Alexei Nikolskiy/RIA Novosti)

Putin (D) e Lukachenko (C) em uma partida de hockey (Reuters/Alexei Nikolskiy/RIA Novosti)

Primeira-dama
Mãe dos dois primeiros filhos de Lukachenko, Galina Rodionovna era sua namorada com quem se casou em 1975. Mas desde o início de sua presidência, a primeira-dama vive, trabalhando como uma leiteira, em uma fazenda na região remota de Shklou.

 

Filho Nikolai
Lukachenko considera seu verdadeiro herdeiro o filho Nikolai, de 11 anos, que teve com sua médica pessoal, Irina Abelskaya. O menino acompanha o pai em quase todos os eventos oficiais do presidente e acompanhou seu discurso junto com a delegação da Bielo-Rússia na Assembleia-Geral da ONU.

 

Lukachenko e seu filho, Nikolai, durante uma parada militar, em 2011 (REUTERS/BelTA/Nikolai Petrov)

Lukachenko e seu filho, Nikolai (Reuters/BelTA/Nikolai Petrov)

URSS
Ex-soldado do Exército soviético, Lukachenko foi o único membro do Parlamento da Bielo-Rússia a votar contra o tratado, em 1991, que dissolveu a União Soviética. O presidente foi eleito pela primeira vez em 1994, em meio a uma grande frustração com as dificuldades pós-comunismo.

 

Bigode
Lukashenko, com seu penteado sobre a careca e o bigode escuro, é popular especialmente entre os eleitores mais velhos e da zona rural.

 

Luxo
Segundo relatos de jornais internacionais, Lukachenko tem residências espalhadas pelo país, um luxuoso Boeing 767 que já foi de Saparmurat Niyazovdo, ditador do Turcomenistão entre 1991 e 2006, e uma limusine Maybach.

 

Depardieu (E) e Lukachenko caminham pela residência presidencial (REUTERS/Andrei Stasevich) ATTENTION EDITORS - THIS PICTURE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. REUTERS IS UNABLE TO INDEPENDENTLY VERIFY THE AUTHENTICITY, CONTENT, LOCATION OR DATE OF THIS IMAGE. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. THIS PICTURE IS DISTRIBUTED EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS.

Depardieu (E) e Lukachenko (REUTERS/Andrei Stasevich)

Depardieu
Tornou-se amigo do ator francês Gérard Depardieu depois que ele se exilou na Rússia há dois anos alegando não ter dinheiro para pagar os impostos.

 

Viagens
Lukachenko está impedido de viajar para os EUA e para a Europa Ocidental. Os governos desses países o acusam de cometer abusos contra os direitos humanos, como prender opositores e restringir a liberdade de expressão.


Aplauso 

Tornou ilegal o aplauso em público no fim de 2012, logo após as palmas terem se tornado uma forma de protesto em seu país.

 

Batatas
Durante a campanha deste ano, Lukachenko posou para fotos e fez vídeos colhendo e preparando batatas cultivadas em suas terras.

Lukachenko e Nikolai com colheita de batata (Reuters/Andrei Stasevich)

Lukachenko e Nikolai com colheita de batata (Reuters/Andrei Stasevich)