Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Diário do Haiti: Premiê haitiano prevê volta da vulnerabilidade frente a catástrofes

Nos 13 anos de operações da Minustah, 37.008 militares brasileiros participaram da missão, a maioria do Exército

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

Luciana Garbin, Enviada Especial / Porto Príncipe

 

PUBLICIDADE

Em encontro com o ministro da Defesa brasileiro, Raul Jungmann, o primeiro-ministro haitiano, Jack Guy Lafontant, agradeceu pelo que foi feito pelas tropas brasileiras desde 2004 e pelo que o Brasil ainda fará. Ele lembrou da ajuda do País principalmente em momentos difíceis, como o terremoto de 2010, e indicou preocupação com o futuro. "Com a partida da Minustah, o Haiti volta à vulnerabilidade", afirmou, em relação a catástrofes naturais como terremotos e furacões, que frequentemente golpeiam o país.

A Minustah chegou ao Haiti após a instabilidade provocada pela queda do presidente Jean Baptiste Aristide. Nos 13 anos de operações, 37.008 militares participaram da missão, a maioria do Exército. Um número bem maior que o do primeiro efetivo enviado em 2004, que somava 1,2 mil homens saídos da região gaúcha de São Leopoldo, onde, desde meados da década de 90, o Exército mantinha unidade preparada para atuar como tropa de paz, com integrantes treinados em Angola, Moçambique e Timor Leste.

A Minustah é a quinta missão de paz no Haiti desde 1993. Para evitar que o fim dela mergulhe o país novamente na instabilidade, a ONU deve instituir uma nova missão por pelo menos mais seis meses. Com ajuda do Brasil, também está sendo feito um manual sobre emprego de tropas de engenharia.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.