Veja também:Inteligência diz que atirador agiu sozinhoJornal aponta elo de Breivik com radicais britânicosPaís rediscute porte de armas por policiais em serviçoGALERIA: A 'Marcha das Rosas' de OsloARQUIVO: Relembre ataques na Europa
A Noruega, que não prevê prisão perpétua, tem pena máxima de 21 anos, com uma ressalva: após cumprir um terço da pena o detento pode passar fins de semana em casa - sem supervisão. Há uma exceção, como explica a FP: se o preso for considerado uma ameaça após o fim da pena, ela pode ser ampliada em blocos de cinco anos.
Mas como o princício do sistema prisional norueguês é a reabilitação - e não a punição - isso é considerado altamente improvável. Na prisão de Halden há capela, biblioteca (que, além de livros, tem CDs, DVDs e revistas) e prisioneiros podem formar bandas de música - há até um estúdio para a gravação de álbuns.
Eles também são incentivados a passar tempo fora das celas, praticando esportes, por exemplo - com apoio de personal trainers. As celas têm TV de plasma. Os guardas da prisão não portam armas - e são treinados para ter uma atitude amigável com os detentos.
Não à toa, quando Halden foi inaugurada, no ano passado, ela foi considerada a prisão "mais humana" do mundo.
-
Siga o @inter_estadão, o Twitter da editoria de internacional do estadão.com.br