Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Live Blogging: Discurso sobre o estado da União

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, faz a partir da meia-noite desta quarta-feira, 26, seu segundo discurso sobre o estado da União.   Acompanhe os principais trechos do pronunciamento aqui no Radar Global. Ele também pode ser assistido (em inglês) no site da Casa Branca.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Raatz
Por Luiz Raatz
Atualização:

22:58: A Constituição americana prevê que o presidente preste contas ao Congresso sobre o Estado da União de tempos em tempos. Em ocasiões especiais, o chefe de Estado pode convocar uma sessão conjunta do Congresso. O presidente também faz um discurso inaugural após a posse às duas câmaras do Congresso. O primeiro discurso sobre o Estado da União foi feito por George Washington, em 8 de janeiro de 1790, em Nova York.

PUBLICIDADE

22:59: A pouco mais de uma hora antes do discurso, a Casa Branca antecipou trechos do discurso. Obama deverá dizer que é hora dos americanos aproveitarem o 'momento Sputnik' desta geração, em uma  referência à corrrida espacial entre EUA e União Soviética nos anos 1950 e 1960. Os soviéticos lançaram o satélite Sputnik ao espaço em 1957. Ao assumir a presidência, o democrata John Kennedy prometeu que até o final da década de 1960, os americanos chegariam na Lua, antes dos soviéticos. Em 1969, a apolo 11 pousou no  satélite.

23:08:  O discurso deste ano será o primeiro de Obama após a derrota democrata nas eleições de meio de mandato de 2010, no qual o seu partido perdeu o controle da Câmara dos Representantes e viu sua maioria no Senado diminuir.  No final do ano,  o presidente conseguiu algumas vitórias importantes no Congresso, como o fim do veto a gays no Exército e a ratificação do tratado de redução de armas nucleares com a Rússia, e fez concessões, como a prorrogação do corte de gastos da era George W. Bush.

23: 12: A íntegra do discurso foi obtida pelo site National Journal. Obama deve abordar a economia - principal preocupação dos americanos - e defender o investimento em inovação tecnológica como meio de impulsionar a produção e diminuir a taxa de desemprego no país, que continua alta.

23:41: Neste link, você pode acessar outros discursos sobre o Estado da União dos presidentes George W. Bush, Bill Clinton e George H. Bush, além dos pronunciamento feito por Obama no ano passado e após a posse no ano passado.

Publicidade

00:04: Deputados e senadores já estão reunidos no Congresso americano, a espera de Obama

00:06: Obama entra no Congresso

00:10: O presidente da Câmara, John Boehner, anuncia o presidente

00:11: Obama começa a falar: "Quero cumprimentar os novos membros do Congresso e o presidente da Câmara, John Boehner". O presidente lembra também da deputada democrata Gabrielle Giffords, baleada em um comício no começo do mês.

00:13: O presidente fala das diferenças entre republicanos e democratas e da tragédia de Tucson. "Somos partes de algo maior que partidos e preferências políticas"

Publicidade

00: 14:  "Apenas reconhecer isto não lançará uma nova era de cooperação. O que acontecerá a partir de agora não será determinado por se podemos sentar aqui juntos esta noite, mas e podemos trabalhar juntos amanhã"

00:18: Obama fala da época em que a economia americana não enfrentava competição de outros países. "Esta época mudou. As pessoas sentem que as regras mudaram. E elas têm razão. As regras mudaram".

00:19: "Países como a Índia e a China perceberam que com algumas mudanças poderiam competir conosco. Mas apesar de muitos pessimistas terem previsto nossa queda, ainda temos a maior economia do mundo. Nenhum trabalhador é mais produtivo que o nosso, temos mais investidores e Temos as melhores universidades"

00:21: Obama cita Robert Kennedy: "O futuro não é uma benção. É uma conquista"

00:22: Obama propõe investimentos em inovações para aumentar a competitividade da economia americana.

Publicidade

00:23: "Há 50 anos não tínhamos ideia de como superar os soviéticos após o lançamento do Sputnik. Mas depois de investir em educação e inovação, não apenas ultrapassamos os soviéticos como lançamos uma onda de inovação"

00:24: "Este é o momento Sputnik da nossa geração"

00:27: Obama propõe que até 2035 80% da eletricidade nos EUA venha de matrizes limpas

00:28: O democrata propõe também um forte investimento em educação secundária e superior

00:29: "Precisamos ensinar a nossos filhos que não é só o vencedor do Super Bowl que merece aplausos. Mas também o vencedor da feira de ciências. O sucesso não é resultado da fama, mas de trabalho duro e disciplina"

Publicidade

00:33: Obama diz que nos próximos dez anos, 100 mil professores precisam ser formados nos EUA. "A todos os jovens que nos ouvem hoje e pensam em escolher uma carreira: Se você quer fazer a diferença na vida de uma criança, torne-se um professor. Seu país precisda de você".

00:35 O presidente propõe que até o final da década os EUA tenham a maior proporção de universitários formados no mundo

00:37: Obama diz que pretende lidar 'de uma vez por todas' com a questão da imigração ilegal no país

00:39: O democrata defende também investimento em infraestrutura: Construção de estradas e acesso de banda larga para até 98% do país

00:42:  Obama fala da reforma da saúde, que os republicanos tentam anular: "Em vez de lutar por batalhas antigas, vamos olhar para frente"

Publicidade

00:45:  Obama começa a falar da questão do déficit público nos EUA. "Nosso governo gasta mais do que arrecada e isso não é sustentável".

00:52: Obama defende o fim de benefícios fiscais a americanos milionários

00:53: O presidente propõe uma reforma no funcionalismo federal . "Estamos na era digital, mas a estrutura é do tempo da TV preto e branco"

00:59: Obama começa a falar de política externa: Iraque e Afeganistão

1:02: O presidente fala da aprovação do Start e da pressão diplomática contra os programas nucleares de Irã e Coreia do Norte

Publicidade

1:03: Obama fala de sua viagem em março pela América Latina, inclusive pelo Brasil

1:13: Acaba o discurso

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.