PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Mansão de Escobar em Miami será demolida à procura de tesouros

Christian de Berdouare, dono da rede de restaurantes Chicken Kitchen, registra a busca de objetos, joias e dinheiro escondidos para futuro documentário

Por Redação Internacional
Atualização:

MIAMI, EUA - Uma mansão na cidade americana de Miami Beach que pertenceu ao narcotraficante colombiano Pablo Escobar será demolida por seu atual dono, que busca dinheiro e joias que possam estar escondidos nas paredes e pisos.

"Vamos demolir a casa a partir de segunda-feira e isto deve levar entre 2 e 3 semanas", disse Christian de Berdouare na mansão, uma grande construção cor-de-rosa, atualmente bastante deteriorada, mas situada em um exclusivo bairro com uma impressionante vista da baía Biscayne e dos arranha-céus do centro de Miami.

Christian de Berdouare no quintal da casa em Miami Beach que pertenceu ao narcotraficante Pablo Escobar ( Foto: AFP / Diego URDANETA)

PUBLICIDADE

"Reunimos uma equipe que veio com detectores de metal e sonares para determinar se há algo escondido, pode ser dinheiro, ouro, joias, e também corpos ou qualquer outra coisa, mas ele costumava esconder dinheiro em suas casas", informou De Berdouare, dono da rede de restaurantes Chicken Kitchen.

O empresário está registrando a busca de possíveis objetos escondidos e da demolição para um futuro documentário.

Pablo Escobar visitou em algumas ocasiões a casa de Miami Beach, que adquiriu em 1980 por 250.000 dólares em dinheiro vivo. Por anos, houve muita atividade durante a noite, quando entravam e saíam muitas embarcações desde o pier da propriedade, disse De Berdouare.

Publicidade

A mansão do falecido chefe do cartel de Medellín foi tomada pelas autoridades americanas em 1987, e adquirida alguns anos mais tarde por um advogado, que logo a vendeu a De Berdouare.

A esposa do empresário, a jornalista de televisão Jennifer Valoppi, decidiu tomar uma série de medidas antes de iniciar a demolição da casa, dado o histórico de delinquência de Escobar e o que poderia ter acontecido no interior da casa.

A primeira coisa que Jennifer fez ao assinar os documentos de compra da casa, por exemplo, foi pedir a um sacerdote que abençoasse a propriedade. "Estava um pouco preocupada pelo que poderia ter acontecido na casa naquela época", explicou.

Escobar, o maior narcotraficante que já houve na Colômbia, foi morto em 2 de dezembro de 1993 sobre um telhado de Medellín, deixando 50.000 vítimas para trás, segundo números da ONG Colômbia com Memória. O narcotraficante possuía várias propriedades nos Estados Unidos que foram desapropriadas. / AFP e EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.