PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Marrocos proíbe que crianças recebam nome de Osama bin Laden ou Saddam Hussein

Segundo ministro do Interior, escolha de nomes polêmicos pode causar 'pertubações no entorno familiar e social'

Por Redação Internacional
Atualização:

RABAT - O governo do Marrocos não permitirá que crianças sejam batizadas com nomes como "Saddam Hussein" ou "Osama bin Laden", ou outros que "atentem contra a moral e a ordem pública", afirmou o ministro do Interior, Mohammed Hasad.

PUBLICIDADE

Na segunda-feira 28, o ministro fez uma exposição dos princípios que regem as questões onomásticas no estado civil, em resposta a uma pergunta parlamentar feita pelo grupo socialista da Câmara, segundo publicou nesta quarta-feira, 30, o jornal "Asabah".

Para o ministro, dar "liberdade absoluta" aos cidadãos para nomear seus filhos poderia causar "perturbações no entorno familiar e social". Ele deu como exemplo acontecimentos no mundo que podem produzir um entusiasmo e levar os pais a escolher nomes com conteúdo político ou extremista. "O entusiasmo desaparece com o tempo, mas o nome fica", afirmou o ministro.

Outras regras. Hasad justificou a recusa dos funcionários de aceitar nomes berberes porque apesar de terem um significado no dialeto de uma região, em outras regiões têm conotações animais ou sexuais.

A dificuldade na hora de escolher nomes próprios berberes é uma das queixas mais frequentes do movimento berbere no Marrocos, junto com os problemas para usar sua língua nas instituições públicas.

Publicidade

Por último, Hasad disse que tentará restringir ao máximo o uso de "Sidi", "Moulay", "Cherifa" e "Lala", que costumam ser usados por famílias que pretendem ser merecedoras de um título de nobreza ou de dignidade religiosa. /EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.