Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Oficina de bonecos 'sobrenaturais' causa espanto na Tailândia

Criadora dos brinquedos diz que tem poder para invocar deusa hindu Una Devi e transmitir energia positiva para os bonecos

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

BANGCOC - Em uma casa com a fachada rosa, três tailandeses costuram e pintam bonecos de plástico em uma oficina doméstica normal e comum, não fosse pelo fato de os brinquedos supostamente terem poderes sobrenaturais.

"Fico feliz de cuidar dos bonecos", explicou Mananya Boonme "mama Ning", a criadora destes bonecos mágicos chamados "look thep" ("anjos infantis", em tailandês) em sua casa no norte da área metropolitana de Bangcoc.

Mananya Boonme 'mama Ning', a criadora dos bonecos com supostos poderers mágicos chamados 'look thep' Foto: EFE/Gaspar Ruiz-Canela

PUBLICIDADE

"Ao cuidar deles sinto que minha vida está melhorando, me sinto feliz ao olhá-los. Cuido deles e me dão energia para ir trabalhar e ir para templos, e assim consigo ganhar mais dinheiro", acrescentou "mama Ning", sentada junto com um de seus "look thep".

Nos últimos meses, estes bonecos mágicos entraram na moda e há proprietários que passeiam com eles nos braços, em carrinhos e até lhes reservam assento e comida nos restaurantes.

Em sua maioria são bonecos de entre 20 a 50 centímetros de altura, embora em alguns casos sejam criadas versões de bebês, os quais tomam banho, trocam a roupa e são tratados como se estivessem vivos.

Publicidade

Uma companhia aérea tailandesa chegou a vender uma passagem para um destes bonecos para que ocupasse um assento, decisão que foi desautorizada pelas autoridades locais algumas horas mais tarde.

Há quatro anos, "mama Ning" se dedicava a vender bonecos, roupa para crianças e bolsas quando lhe ocorreu fazer "uma mandinga" em um dos brinquedos para transformá-lo em um objeto mágico, assim nasceu o primeiro "look thep".

Embora se declare budista, a vidente assegura que tem poderes para entrar em contato com a deusa hindu Una Devi (Parvati). "Pus alguns grãos e ervas sagradas e um amuleto dentro do boneco e rezei para transmitir a ele energia positiva", contou a tailandesa, casada e mãe de um menino de sete anos.

"Mama Ning" esclarece que não convoca nenhum anjo ou "alma penada" para "encarnar" em sua criação, mas lhes confere vida a partir de uma energia mística.

A moda dos bonecos sobrenaturais também é um bom negócio, já que seus preços oscilam entre 1.900 bats (US$ 53) e 50.000 bats (US$ 1.400). / EFE

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.