Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Pintura de Hitler será leiloada na Alemanha

Obra está exposta em Nuremberg e pode ser vendida por até 50 mil euros

PUBLICIDADE

Por redacaointer
Atualização:

No dia em que se completa o 69.º aniversário do início dos julgamentos de Nuremberg, um quadro atribuído ao líder nazista Adolf Hitler está em exposição na cidade alemã.

PUBLICIDADE

A pintura, uma aquarela de 1914, intitulada "Standesamt und Altes Rathaus Muenchen" (Registro Civil e Antiga Prefeitura de Munique), é uma das cerca de 2 mil obras pintadas por Hitler aproximadamente entre 1905 e 1920, quando ele lutava para se firmar como jovem artista. (Veja detalhes da obra no vídeo abaixo)

//www.youtube.com/embed/i6TdOeNGMTA

O quadro será leiloado e pode alcançar o valor de 50 mil euros. A leiloeira Kathrin Weidler, da Casa de Leilões Weidler, afirmou que a imagem é um "documento histórico".

Em sua autobiografia "Mein Kampf" (Minha Luta), Hitler escreveu que, na juventude, suas esperanças de se tornar um artista foram destruídas pelas contínuas rejeições da Academia de Belas Artes de Viena.

Publicidade

Cinco outras pinturas de Hitler leiloadas anteriormente obtiveram até 80 mil euros, enquanto outras saíram por meros 5 mil euros.

Em 20 de novembro de 1945 tinha início o julgamento de Nuremberg, contra oito organizações hitlerianas e 24 dirigentes nazistas acusados de crimes de guerra. /REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.