PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

QUARTA-FEIRA: Vejas as principais notícias de 31 de agosto referentes à guerra na Líbia

 

Por João Coscelli
Atualização:

Acompanhe pelo Radar Global as principais informações da guerra na Líbia, que tomou outro rumo com a entrada dos rebeldes em Trípoli, capital e sede do quartel-general do ditador Muamar Kadafi. Após uma semana de combates, Trípoli caiu nas mãos da oposição, que já organiza um novo governo e agora avança em direção a Sirte, um dos últimos redutos da resistência. Contudo, o paradeiro do coronel, que jurou lutar até a morte, ainda é desconhecido. Os jornalistas Andrei Netto e Lourival Sant'Anna, enviados especiais do estadão.com.br e do jornal O Estado de S. Paulo, estão no país africano.

PUBLICIDADE

Veja também: TWITTER: Leia e siga nossos enviados à regiãoOPINE: Onde se esconde Muamar Kadafi?ESPECIAL: Quatro décadas de ditadura na LíbiaRADAR GLOBAL: Os mil e um nomes de KadafiARQUIVO: 'Os líbios deveriam chorar', dizia KadafiVISÃO GLOBAL: A insustentável situação de KadafiO HORÁRIO em Trípoli

QUARTA-FEIRA, 31 de agosto

19h03 - Os rebeldes líbios garantirão a segurança de Saadi Kadafi se ele se render, reportou a AFP. Saadi, filho de Muamar Kadafi, disse ainda nesta quarta que estaria negociando o fim dos conflitos com o Conselho Nacional de Transição.

18h31 - Cenas de Trípoli. Líbios comemoram o fim do mês do ramadã em parque de diversões na capital do país.

Publicidade

18h05 - O aiatolá Ali Khamenei, o supremo líder do Irã, acusou os Estados Unidos e Israel de tentar "sequestrar" as revoltas no mundo árabe. O fundamentalista afirmou que os dois países, inimigos do governo iraniano, querem levar o crédito pelas revoluções que estão derrubando ditaduras na região.

O Irã se mostrou favorável às revoltas, mas Teerã também enfrentou alguns protestos no primeiro semestre. O governo iraniano também é considerado um dos mais repressores do mundo, já que a oposição é perseguida e sempre há suspeita de fraudes nas eleições.

17h47 - Um correspondente da Reuters na Líbia disse ter testemunhado a captura de Abdelati Obeidi, antigo chanceler de Kadafi. Além dele, também teria sido detido Abdallah al-Hijazi, outro aliado próximo do coronel.

17h24 - As declarações dos filhos de Kadafi são conflitantes.

Saif al-Islam jurou "lutar até a morte" e disse que ninguém vai se render.

Publicidade

Saadi, por sua vez, disse que já entrou em contato com os rebeldes para negociar o fim dos conflitos.

PUBLICIDADE

A postura de Kadafi tem se alinhado com o discurso de Saif, que apenas repetiu o que o pai tem dito nos últimos meses da guerra civil da Líbia. O ditador também tem feito exatamente o contrário do que disse Saadi - afirmou várias vezes que suspenderia ataques e negociaria, o que nunca aconteceu.

17h06 - A mensagem de Saif foi veiculada minutos depois de outro filho de Kadafi, Saadi, dizer que foi autorizado pelas lideranças a negociar o fim da guerra civil na Líbia com os rebeldes.

16h52 - Mais sobre a mensagem de Saif Kadafi. Ele disse que as ameaças contra a cidade de Sirte, onde o coronel nasceu, são apenas "propaganda". De acordo com Saif, há 20 mil homens armados no local. Ele ainda acusou os rebeldes de usar "mercenários ingleses" na revolução.

 

16h34 - Saif Kadafi, filho do ditador, está falando a um canal árabe. Ele diz que seu pai e as lideranças da Líbia estão bem e afirma que "a vitória está próxima". Assim como o ditador, Saif pediu que os líbios "ataquem os ratos (rebeldes) em todos os lugares". "Eles estão assustados, fugindo e temendo por suas vidas", disse.

Publicidade

Segundo Saif, as declarações foram feitas em um subúrbio de Trípoli. A capital está sob poder da insurgência desde o início da semana passada e os rebeldes continuam caçando Kadafi.

14h09 - A CNN conta hoje a história de uma adolescente líbia de 19 anos que teria sido forçada por homens ligados a Kadafi a executar rebeldes. De acordo com a garota, chamada pela rede de TV de Nisreen, ela teria sido capturada em casa por soldados ligados ao regime do ditador. Ela foi obrigada, disse, a escolher entre matar insurgentes ou ser morta pelos militares.

A garota ainda relatou que teria sido forçada a se juntar a uma brigada feminina pró-Kadafi, e que ela e outras mulheres teriam sido repetidamente estupradas. A garota contou que matou 11 pessoas antes de conseguir escapar. Assista abaixo à reportagem da CNN (em inglês).

13h32 - Líderes mundiais participarão de uma reunião na capital francesa, Paris, na quinta-feira. Em pauta estará o futuro da Líbia. França e Inglaterra, que patrocinam o encontro, esperam mostrar que a cara campanha militar da Otan poderá conduzir a uma transição política que evite os erros cometidos no Iraque, informa a Reuters.

Rússia e Líbano estarão entre os participantes. A África do Sul, contudo, recusou o convite do presidente francês Nicolas Sarkozy. O correspondente do estadão.com.br e do jornal O Estado de S. Paulo em Genebra, Jamil Chade, escreve sobre o encontro em Paris. Segundo ele, "as potências mundiais se reunirão em Paris para tentar declarar oficialmente que, pelo menos politicamente, o regime de Kadafi acabou"

Publicidade

13h22 - Confirmando a informação da AP divulgada mais cedo, um dos filhos do Kadafi, Al-Saadi, está tentando negociar os termos de sua rendição. A informação foi divulgada pelo líder dos rebeldes Abdel Hakim Belhaj à AP. Segundo ele, o primeiro contato foi feito por Al-Saadi por telefone na terça-feira, perguntando se a segurança dele seria garantida no caso de ele se entregar.

Belhaj disse à Al-Jazira que a resposta teria sido que o filho do ditador não deveria temer pela própria vida. "Dissemos a ele 'Vamos garantir seus direitos como ser humano e o trataremos com humanidade'", relatou o líder rebelde.

11h34 - Líbios satisfeitos com a queda de Muamar Kadafi, cujo paradeiro segue desconhecido, comemoraram hoje o fim do ramadã, o mês islâmico sagrado. Veja abaixo fotos das celebrações do ramadã ao longo do mês, em todo o mundo muçulmano.

11h18 - De acordo com um líder rebelde, um dos filhos de Muamar Kadafi estaria negociando para se entregar. A informação é da AP.

10h43 - O enviado especial do estadão.com.br e do jornal O Estado de S. Paulo à Líbia Lourival Sant'Anna conversou há pouco com a rádio Estadão ESPN. Segundo ele, algumas agências bancárias na capital, Trípoli, estão sendo reabertas.

Publicidade

9h09 - A Otan disse hoje que atacou "vários alvos" perto da cidade natal de Kadafi, Sirte, e de Bani Walid, localidade a sudeste de Trípoli que, dizem os rebeldes, poderia estar servindo de esconderijo pelo ditador. O paradeiro de Kadafi ainda é desconhecido, apesar do avanço dos rebeldes no país. Segundo a BBC, os rebeldes cercaram Sirte ao abrir uma terceira frente no sul da cidade. Sirte é o último reduto de Kadafi e das forças leais a ele.

8h26 - Um repórter da rede britânica BBC encontrou armas em uma fábrica de alimentos enlatados nos arredores de Trípoli. De acordo com o relato do jornalista, a maioria do armamento é de origem russa, mas havia também pistolas brasileiras no local. Assista abaixo ao vídeo da BBC em que o repórter mostra as armas.

 

8h02 - As sanções da União Europeia contra seis portos líbios, quatro empresas de petróleo e mais de uma dúzia de outras entidades devem ser suspensas em breve, possivelmente na sexta-feira. A informação é da Reuters, que a atribui a diplomatas da UE.

7h34 - O jornalista Andrei Netto também relata, na edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo, que a Argélia, vizinha da Líbia, decidiu fechar a fronteira no deserto do Saara depois das críticas dos rebeldes, motivadas pela decisão de Argel de dar abrigo, na segunda-feira, de parentes de Kadafi para o país. O CNT chegou a dizer que o refúgio à família Kadafi se trataria de "ato de agressão".

Ainda sobre a relação entre os rebeldes líbios e Argel, Gilles Lapouge escreve em artigo no jornal que a Argélia seria amiga de Kadafi "por que o presidente Houari Boumedienne, ele também um tirano, mais refinado do que Kadafi, teme que a 'primavera líbia' contamine a Argélia.

Publicidade

7h32 - Também em Trípoli, o enviado especial do estadão.com.br e do jornal O Estado de S. Paulo Andrei Netto conta na edição impressa de hoje sobre o bombardeio da Otan à cidade natal de Kadafi, Sirte, e sobre a exigência rebelde de rendição do ditador até sábado.

7h08 - Leia na edição impressa do jornal O Estado de S. Paulo de hoje reportagem de Lourival Sant'Anna, enviado especial à Líbia. Ele informa que a ONU quer tropas estrangeiras na Líbia pós-Kadafi, em um plano que prevê a permanência de tropas da Otan e eleições no país em 2012.

A informação de Sant'Anna é baseada em um documento de dez páginas ao qual o Estado obteve acesso - o rascunho das estratégias para a Líbia pós-Kadafi. Os rebeldes, contudo, recusam a ideia de uma missão internacional no país. Ainda segundo o jornalista, os insurgentes distribuíram gasolina.

0h15 - Um resumo das mais recentes notícias na Líbia:

- Segundo enviado especial da ONU, rebeldes rejeitarão envio de forças de paz ou observadores à Líbia futuramente.

Publicidade

- A ONU autorizou a Grã-Bretanha a liberar cerca de US$ 1,6 bilhão em ativos líbios para a compra de ajuda humanitária.

- Aisha Kadafi, filha do ditador que fugiu para a Argélia, deu à luz uma menina. O governo argelino defendeu sua iniciativa de abrigar os familiares do coronel, mas afirmou que o entregaria ao Tribunal Penal Internacional se ele entrasse no país.

- ONU denunciou que milhares de prisioneiros das tropas de Kadafi teriam desaparecido durante a guerra na Líbia. Os rebeldes também disseram que cerca de 50 mil pessoas morreram desde o início da revolução.

- Kadafi teria deixado Trípoli e fugido para uma cidade no meio do deserto no sul da Líbia, segundo um guarda-costas de Khamis, filho do ditador.

---------------------------------------

Publicidade

Leia ainda:

As notícias de TERÇA-FEIRA, 30 de agostoAs notícias de SEGUNDA-FERIA, 29 de agostoAs notícias de SEXTA-FEIRA, 26 de agostoAs notícias de QUINTA-FEIRA, 25 de agosto As notícias de QUARTA-FEIRA, 24 de agostoAs notícias de TERÇA-FEIRA, 23 de agostoAs notícias de SEGUNDA-FEIRA, 22 de agosto As notícias de DOMINGO, 21 de agosto

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.