Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Tigre libertado por Putin é acusado de matar cabras na China

Pegadas e restos deixados no local indicam que Ustin realizou o ataque

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

PEQUIM - Ustin, tigre libertado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, que atravessou a fronteira e "emigrou" para a China, é suspeito de atacar um curral de cabras e matar dois animais e deixou três desaparecidos, informou nesta quarta-feira, 26, a agência chinesa Xinhua.

PUBLICIDADE

Em junho, Putin libertou três tigres siberianos em uma floresta russa, entre eles Ustin, na região de Amur, como parte de um programa de preservação da espécie. A imprensa chinesa segue há semanas com grande atenção as peripécias de Ustin e Kuzya, os dois "tigres de Putin" que circulam por território chinês aproveitando o congelamento do rio localizado na fronteira nos meses mais frios.

A fazenda com o curral fica em uma ilha do rio Amur, na fronteira entre a Rússia e a China. As pegadas e os restos deixados no local indicam que Ustin realizou o ataque, ocorrido no domingo, disseram especialistas citados pela agência.

Diante da expectativa causada, as autoridades pediram aos moradores da ilha, compartilhada por Rússia e China, que se mantenham afastados do felino e não ofereçam comida ao animal caso o vejam. 

Na semana passada, Kuzya tentava retornar para o território russo, informou a Xinhua.

Publicidade

Os tigres pertencem a uma ninhada de cinco filhotes encontrados há dois anos que, após serem criados em cativeiro, foram postos em liberdade, três deles em cerimônia presidida por Putin.

O fato de dois deles terem chegado à China foi motivo de muitos comentários nos meios de comunicação internacionais, onde se brincou com a "deserção" dos grandes felinos ligados ao chefe de Estado russo, que neste mês viajou para Pequim e falou sobre os animais em um encontro com o presidente chinês, Xi Jinping.

Cerca de 500 tigres siberianos vivem atualmente em seu habitat selvagem, a maioria na Rússia, embora aproximadamente 20 estejam no nordeste da China e na península coreana, perto da fronteira de ambas as regiões com o território russo. /EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.