PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Ucrânia divulga conversas de rebeldes sobre queda de avião

Kiev afirma que diálogos provam que o voo MH17 foi derrubado pelos separatistas pró-Rússia

Por redacaointer
Atualização:

As autoridades ucranianas divulgaram partes de conversas entre separatistas pró-Rússia, que, segundo Kiev, comprovam a responsabilidade dos rebeldes na queda do voo MH17.

Assista ao vídeo e leia abaixo a transcrição das conversas em português:

//www.youtube.com/embed/BbyZYgSXdyw?rel=0

PUBLICIDADE

Leia a transcrição dos diálogos:

Na primeira parte é possível ouvir os separatistas discutindo as circunstâncias do acidente. Na chamada, um rebelde identificado como Igor Bezler, fala com um oficial de inteligência russo chamado Vasili Geranin:

Publicidade

Bezler: Nós acabamos de derrubar um avião.Geranin: Os pilotos, onde estão os pilotos?Bezler: Ele caiu perto de Yenakievo. Eles estão indo procurar e fotografar o avião. Tem muita fumaçaGeranin: Há quantos minutos foi isso?Bezler: Meia hora atrás.

Num segundo telefonema, milicianos dizem que rebeldes cossacos da vila de Chernukino derrubaram o avião. Um é identificado como Grego e o outro como Major:

Grego: Oi majorMajor: O pessoal de Chernukino derrubou o avião.Grego: Quem?Major: Sabe, o pessoal do checkpoint de Chernukino, os cossacos com base lá?Grego: Sim.Major: O avião se desmanchou no ar, na área da mina de Petropavlovskaya. Achamos os primeiros 200 (código para mortos).Grego: Tinha 200?Major: Sim, civis.Grego: O que você tem aí?Major: Em resumo, um avião civil.Grego: Entendi, tinha muita gente?Major: Meu deus... os destroços estão espalhados.Grego: Que tipo de avião é?Major: Não sei, não há muitos destroços no local. Encontrei apenas os primeiros corpos. Há restos de corpos e cadeiras.Grego: Entendi... Algum tipo de armas?Major: Nada, apenas material civil, toalhas, remédios, papel higiênico.Grego: Documentos?Major: sim, de um estudante indonésio...de uma universidade em Thompson.

No terceiro telefonema, os rebeldes começam a conversar sobre o erro ao derrubar o avião:

Militante não identificado: A respeito do avião que caiu perto de Gabrovo, é um avião civil. Há muitos corpos de mulheres e crianças. Os cossacos estão lá examinando. Estão dizendo na TV que é um avião ucraniano, mas parece que tem um logo da Malaysia Airlines.Nikolai Kositsin: O que fazia sobre território ucraniano?Militante: Carregava espiões, não é isso?Nikolai Jositsin: Sim.Militante: Não deveria estar voando. Há uma guerra aqui.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.