As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Websfera – 26/5

Redação Internacional

26 Maio 2010 | 07h00

ABC NEWS
Alpinistas ficam noivos em prisão iraniana
Acusados de espionagem por entrar no Irã quando escalavam no norte do Iraque, três alpinistas americanos presos há 9 meses voltaram ao noticiário. Shan Bauer, de 27 anos, e Sarah Shourd, de 31, ficaram noivos no pátio da prisão de Evin, uma das piores do Irã. Uma aliança foi improvisada por Bauer com pedaços de uma camiseta. Um dos padrinhos será Josh Fattal, o terceiro alpinista preso. O relato é das mães dos americanos, que em visita na semana passada ao Irã foram obrigadas a cobrir o cabelo com um véu. Embora os noivos estejam confiantes na libertação, o ministro de Inteligência iraniano, Heydar Moslehi, disse não ter dúvidas de que todos são espiões. Dadas as circunstâncias, o casamento não tem data para ocorrer.

http://www.abc3340.com/news/stories/0510/738995.html

HUFFINGTON POST
Soldado em apuros por ridicularizar menino
Um soldado americano está sob investigação por um vídeo postado no Facebook. Na gravação, ele pergunta a um menino iraquiano “você é gay?”. Logo, questiona “você vai ser terrorista quando crescer?”. O garoto, sem falar inglês, faz sinal de positivo para a câmera enquanto o militar grita “futuro gay terrorista”.

http://www.huffingtonpost.com/2010/05/25/children-taunted-in-iraq_n_588322.html

THE JAPAN TIMES
Acordo com Brasil é uma vitória de Teerã
Editorial do Japan Times critica o acordo firmado entre Brasil, Turquia e Irã sobre o programa nuclear iraniano. “O estoque de urânio enriquecido iraniano dobrou desde outubro, quando a AIEA fez a primeira oferta”, diz um trecho. O editorial ressalta que a negociação é sinal do avanço de “potências médias”.

http://search.japantimes.co.jp/cgi-bin/ed20100524a1.html

CNN
11-S aumentou abortos de meninos nos EUA
Desastres naturais, crises econômicas ou grandes catástrofes elevam o número de abortos. Pesquisas indicam que os fetos masculinos são mais suscetíveis ao estresse da mãe. Tim Bruckner pesquisou se os ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova York tiveram este efeito e a resposta foi sim. Ele encontrou um aumento de 12% no número de abortos de meninos, mesmo entre mães que não estiveram envolvidas no episódio.

http://www.cnn.com/2010/HEALTH/05/25/9.11.miscarriage.bereavement/