Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Zelaya e o fim da crise hondurenha

PUBLICIDADE

Por Paula Carvalho
Atualização:

Os oito meses da crise política hondurenha chegaram ao fim na quarta-feira, quando o presidente deposto Manuel Zelaya deixou o país, depois de passar quatro meses abrigado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

PUBLICIDADE

Antes de chegar ao poder, em 27 de janeiro de 2006, Zelaya era empresário e fazendeiro.  Seu porte, assim como seu visual, impressionam até os mais desavisados: seu 1,90 metro de altura é complementado por um distinto bigode, botas e um chapéu de cowboy - sua marca registrada.

Comunicativo, Zelaya foi eleito pelo direitista Partido Liberal, em 2005, mas seu posicionamento político deu um giro espetacular para a esquerda ao longo do mandato, culminando na adesão de Honduras à Aliança Bolivariana das Américas (Alba), modelo de integração regional do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Além do chapéu, que ele insistia usar durante cerimônias oficiais, Zelaya era conhecido por sua excentricidade: um de seus passatempos favoritos era passear pela capital hondurenha em uma poderosa motocicleta Harley Davidson.

Sempre desrespeitava o protocolo e quando opositores faziam críticas por suas constantes viagens, ele respondia afirmando que faria o avião presidencial chegar "até o Polo Norte".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.