1. Usuário
Assine o Estadão
assine

EUA e Irã se reunirão na próxima semana para debater programa nuclear

BY ARSHAD MOHAMMED AND LOUIS CHARBONNEAU - REUTERS

07 Junho 2014 | 12h 46

Autoridades de Estados Unidos e Irã se reunirão em Genebra na segunda e na terça-feira antes da próxima rodada de negociações entre os iranianos e seis potências mundiais sobre o programa nuclear do país islâmico, informou neste sábado o Departamento de Estado norte-americano.

A delegação dos EUA será chefiada pelo número dois do Departamento de Estado, Bill Burns, que liderou as negociações secretas que ajudaram a desenhar o acordo nuclear provisório entre o Irã a as potências, alcançado no dia 24 de novembro.

A reunião acontecerá depois de a última rodada de conversas nucleares entre o Irã e as seis potências, ocorridas em Viena no mês passado, ter sido marcada por dificuldades. Ambos os lados acusaram o outro de fazer exigências pouco realistas nas negociações, que têm como objetivo frear o programa atômico de Teerã e colocar fim às sanções contra a nação.

A decisão dos EUA de ir a Genebra para se encontrar com a delegação iraniana, que segundo uma autoridade norte-americana pode ser chefiada pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Abbas Araqchi, realça a vontade de Washington de retomar as negociações.

“Sempre dissemos que participaríamos de forma bilateral com os iranianos se isso ajudar a avançar nossos esforços, em coordenação ativa com o grupo P5+1”, afirmou o responsável à Reuters.

“Para provar que realmente podemos chegar a uma solução diplomática com o Irã sobre o seu programa nuclear, temos que realizar uma diplomacia muito ativa e agressiva", acrescentou.