Lula diz que Nobel da Paz está 'em boas mãos'

Para o presidente do Brasil, Obama foi gratificado pela atuação para deter o armamento nuclear

PUBLICIDADE

Por Reuters e Agência Estado
Atualização:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, 9, que o prêmio Nobel da Paz deste ano concedido ao presidente norte-americano, Barack Obama, está em "boas mãos" e que a homenagem reconhece sua atuação para deter o armamento nuclear.    

"Espero que a paz aconteça definitivamente no mundo para que a gente não tenha bomba nuclear", disse.

 

PUBLICIDADE

Lula contou que enviou um telegrama a Obama e que talvez fale com ele por telefone nas próximas horas.  "Acho que o Prêmio Nobel é uma conquista de um presidente que anunciou medidas importantes para conter o armamento nuclear", afirmou.

 

Lembrando a posição do Brasil em relação ao tema, Lula apontou que o País é uma das nações do mundo que já traz em sua Constituição Federal a proibição ao uso de armas nucleares.

 

Questionado se também almeja receber o Prêmio Nobel da Paz, respondeu: "Essa coisa não se almeja." E brincou: "O dia em que eu almejar, eu me inscrevo, ou eu peço um abaixo-assinado".

 

Obama recebeu na manhã desta sexta o prêmio por dar "esperança por um mundo melhor" e lutar pelo desarmamento nuclear. A decisão surpreendeu e atraiu tanto elogios quanto críticas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.