Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Internacional

Internacional » Manifestações contra assassinato de adolescente negro recomeçam no Missouri

Internacional

Internacional

EUA

Manifestações contra assassinato de adolescente negro recomeçam no Missouri

Mais de 100 manifestantes protestaram em St. Louis nesta terça-feira exigindo a prisão do policial branco que matou a tiros um adolescente negro desarmado na cidade norte-americana de Ferguson, no Estado do Missouri.

0

REUTERS

26 Agosto 2014 | 20h44

A morte de Michael Brown, de 18 anos, atraiu atenção mundial para a situação das relações inter-raciais nos Estados Unidos e evocou lembranças de outros casos semelhantes, como a morte a tiros do também adolescente negro Trayvon Martin, de 17 anos, na Flórida, em 2012.

Familiares e apoiadores de Brown celebraram sua vida na segunda-feira em um enterro com músicas em uma igreja do subúrbio de St. Louis e pediram paz e reformas na polícia.

A morte do jovem em 9 de agosto desencadeou duas semanas de manifestações, algumas delas violentas e com dezenas de prisões, nas quais os manifestantes exigiram que o policial Darren Wilson, de Ferguson, seja acusado do assassinato. Nos últimos dias os protestos diminuíram.

Nesta terça-feira, mais de 100 pessoas percorreram alguns quarteirões entre a prefeitura de St. Louis e o edifício do tribunal federal, entoando as palavras "exaltados, esgotados, é hora de estar posicionado".

Os manifestantes, que ainda pedem a demissão dos líderes da polícia de Ferguson, foram impedidos de chegar ao tribunal por um grupo de policiais, a maioria em motos.

(Reportagem de Edward McAllister)

Mais conteúdo sobre:

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.