1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Nova onda de frio provoca fechamento de escolas e adiamento de voos nos EUA

VICTORIA CAVALIERE E BARBARA GOLDBERG - Reuters

22 Janeiro 2014 | 20h 45

Moradores do Nordeste dos Estados Unidos abriam caminho nesta quarta-feira para enfrentar uma tempestade letal que despejou mais de 38 centímetros de neve em alguns lugares, com temperaturas congelantes forçando o fechamento de escolas e levando ao adiamento ou cancelamento de milhares de voos.

Pelo menos duas mortes foram atribuídas ao clima, que tornou as estradas perigosas. Perto de Emmitsburg, no Estado de Maryland, um motorista perdeu o controle do veículo e se chocou contra um caminhão de transporte de carga, segundo a polícia estadual de Maryland.

Em Versailles, no Estado de Kentucky, o carro de uma mulher atingiu uma árvore depois de patinar em uma rodovia congelada, disse a polícia local.

Estão previstas rajadas de vento de cerca de 50 quilômetros por hora em partes da costa atlântica, com temperaturas de 12 graus negativos em boa parte da área de Nova York, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês).

"Está brutal aqui fora", disse Ian Chapin, de 28 anos, um técnico de manutenção que enfrentava fortes ventos enquanto colocava combustível em seu carro de trabalho num posto nas imediações da Filadélfia.

Os aeroportos dos EUA registraram cerca de 3.500 atrasos ou cancelamentos de voos desde quarta-feira, sendo o La Guardia, em Nova York, o mais duramente afetado, de acordo com a FlightAware.com.

Trabalhadores residentes nos subúrbios tremiam enquanto aguardavam trens atrasados para a cidade de Nova York. "Estava imprevisível e lotado", disse Linda Beck, de 37 anos, de South Orange, New Jersey, produtora da Nickelodeon que ficou presa num trem por uma hora e meia.

A maior quantidade de neve foi registrada em Norwell, subúrbio de Boston, no Estado de Massachusetts, com 46,4 centímetros, e Manalapan, New Jersey, com 40,1 centímetros, de acordo com o serviço meteorológico.

Segundo a porta-voz do NWS, Chris Vaccaro, não há previsão de que as temperaturas subam acima do ponto de congelamento antes de sábado. "Os céus estão limpos, mas o ar ártico está sendo despejado na região", declarou Chris.

SUDESTE MAIS FRIO QUE O ALASCA

A frente fria na Costa Leste se estende pelo sul até os Estados da Flórida, Geórgia e Alabama, onde foi lançado um alerta de congelamento, com a previsão de que as temperaturas à noite cheguem a menos 2 graus Celsius - mais frio do que em Anchorage, no Alasca, onde o prognóstico é de chuva noturna e temperaturas baixas em torno de 2 graus, disse Chris.

A neve pesada levou ao fechamento de escolas na Filadélfia e muitos subúrbios de New Jersey, Rhode Island e outros Estados.

Adolescentes empreendedores, como Daniel O'Connell, de 15 anos, de Abington, Pensilvânia, viu uma chance de ganhar algum dinheiro e saiu pela vizinhança se oferecendo para limpar calçadas em troca de pagamento.

(Reportagem adicional de Marina Lopes e Zach Cook, em Nova York; de Dave Warner, na Filadélfia; de Ian Simpson, em Washington; de Daniel Lovering, em Cambridge; de Alice Popovici, em Maryland; e de Tim Ghianni, em Nashville)

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo