Efe
Efe

Obama pede que Irã escolha caminho a ser seguido

Presidente deu declaração no 30º aniversário da invasão da embaixada americana em Teerã

Efe e Associated Press,

04 Novembro 2009 | 12h13

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quarta-feira, 4, que chegou o momento de o Irã decidir se quer "se aferrar ao passado" ou "abrir as portas" para o futuro. "O Irã deve escolher", afirmou o americano em comunicado divulgado pela Casa Branca em razão do aniversário de 30 anos da tomada da Embaixada dos EUA em Teerã.

 

O presidente lembrou "os 444 dias que começaram em 4 de novembro de 1979", durante os quais 52 pessoas foram retidas, como um evento que "ajudou a colocar EUA e Irã em um prolongado caminho de suspeita, receio e confronto". "Tenho que deixar claro que os EUA querem deixar para trás o passado e buscar uma relação com a República Islâmica do Irã baseada no interesse e no respeito mútuo", explica Obama, ao ressaltar que seu país "não se intromete nos assuntos internos iranianos".

 

"A crise afetou profundamente as vidas de americanos valorosos que foram injustamente retidos como reféns, e devemos a essas pessoas e suas famílias nossa gratidão por seu serviço e sacrifício extraordinários", acrescentou Obama.

 

O presidente mencionou alguns gestos dos EUA em relação ao Irã, como a condenação aos ataques terroristas nesse país e o reconhecimento do direito de Teerã para desenvolver uma atividade nuclear com fins pacíficos.

 

Após garantir que "americanos têm um grande respeito pelos iranianos e sua rica história", Obama afirmou que "agora a questão é que tipo de futuro" os iranianos querem. "Escutamos por 30 anos o que o governo do Irã rejeita. É o momento de o governo iraniano decidir se quer se aferrar ao passado ou fazer as mudanças necessárias para abrir as portas à prosperidade e à justiça para seus cidadãos", acrescentou.

Mais conteúdo sobre:
EUA Irã embaixada Obama

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.